
O GRANDE ENCONTRO DO MARIETA
a festa de aniversário de 10 anos do seu centro cultural de confiança 💖
Uma década de Marieta merece uma semana de festa! Então, Marietes e simpatizantes desse Brasil, preparem as caravanas e venham para São Paulo fazer parte desse Grande Encontro do Marieta, na segunda semana de agosto 🚌 🛶 🚀.
Começamos oficialmente na segunda feira dia 11/8 e terminamos no almoço de sábado 16/8, com muitos bons motivos para vocês se deslocarem até essa selva de pedra.
_________
O QUE VAI ROLAR?
Uma programação intensa, com atividades de tarde, tardinha e noite.
Segue resumo, para dar um gostinho, mais adiante explicamos tudo em detalhes:

COMO PARTICIPAR?
A programação é inteiramente gratuita! As portas estarão abertas para receber Marietes de carteirinha e todo mundo que quiser se juntar :)
MAS!, a sala do Marieta tem limite de ocupação então, se você está se programando para vir e quer ter seu cantinho garantido, vale a pena reservar um crachá especial. Não cobramos nada para se inscrever, só a sua palavra – e ela não tem preço. Se inscreva apenas se tiver certeza de que vai poder vir!
Aqui o formulário para fazer sua inscrição e participar do Grande Encontro solicitando um crachá!
NOTA: As atividades pelas manhãs são reservadas apenas para as pessoas selecionadas para o Grupo Avançadíssimo de Desenvolvimento, engajadas na etapa de Imersão Presencial do laboratório. (Se você já participou do Grupo Avançado com um projeto de longa de ficção, tem tempo até o dia 11/05 para enviar sua candidatura!)
_________
COISAS ÚTEIS
Criamos um grupo de whatsapp [link aqui!] para reunir as pessoas interessadas em participar.
Por aqui você pode:
-
acompanhar mais de perto todas as novidades sobre o Grande Encontro
-
falar com outras Marietes e organizar comboios ou redes de hospedagens solidárias (sofás, camas de hóspedes e outras soluções criativas para baratear os custos)
-
saber onde vão ser os afters dos inimigos do fim
O Marieta Rocha fica na Rua Rocha 274, no histórico bairro do Bixiga.
Se você precisar trabalhar em algum momento, na parte da manhã o Marieta Rocha estará aberto a partir das 10h, com cafezinho, mesa, cadeira e internet para trabalhar em um espaço coletivo. Pra quem precisar de mais privacidade, aqui do lado tem Sesc, Livraria Simples e outros espaços onde se refugiar.
_________
PROGRAMAÇÃO DETALHADA
de tarde | 14h-15h30
Encontro com…
Começamos depois do almoço, com um cafezinho e um papo inspirado pelas pessoas que convidamos para compartilhar suas pesquisas. Vamos nos encontrar com:
terça
RASTRICINHA DORNELES & VICTOR DE ROSA
"até que nem tanto esotérico assim"
A cartomancia (seja a partir do tarô ou baralho cigano) ilustra universos simbólicos que podem nos ajudar em inúmeros temas da vida, inclusive na criação audiovisual. Vamos conversar sobre modelos de fabulação utilizados pelas roteiristas e cartomantes nos seus processos criativos.
quarta
GISELE MIRABAI & LUIZA QUENTAL
"narrativas para adiar o fim do mundo"
Em um diálogo entre literatura e cinema, o papel fundamental das histórias para o enfrentamento da crise climática e os maiores desafios ao escrever narrativas ecológicas.
quinta
MÁRCIO ANDRADE
"(CINE)escritas de si"
Uma conversa sobre sobre as diversas formas narrativas para contar histórias a partir das memórias, dos arquivos e das experiências que guardamos – com direito a exercício de escrita!
sexta
LORENNA MONTENEGRO & PAULA SACCHETTA
"cinema de mulher"
Lorenna e Paula estimulando uma conversa jamais encerrada, sempre nova: mulheres no Cinema, na frente e atrás das câmeras hoje, no Brasil e no mundo.
_________
de noite | 19h-22h
Confraternizações
terça
NOITE DE JOGOS – org. Gabriel Nucci
de uno à desafios no telão.
quarta
BUTECADA NA RUA ROCHA
autoexplicativo, não?
quinta
CINECLUBE MARIETA
curadoria Projeto Paradiso 💖
sexta
SEXTOU DE ANIVERSÁRIO!
com bolo, velinhas y astral
_________
SAIDEIRA SÁBADO
de manhã | 10h-13h
MODELO VIVO
Nossa tradicional roda de desenho, com café da manhã especialíssimo.
de tarde | 14h-até durar
FEIJOADA DE ENCERRAMENTO
em local a definir, melhor se com pagode.
(atenção: comandas individuais, contas separadas 🥸)
_________
de tardinha | 16h-18h30
Lançamento Livro
segunda
“Imagens de uma busca de si”, org. Márcio Andrade
Um livro multimídia editado pelo pesquisador e realizador Márcio Andrade, com realização da Combo Multimídia e incentivo do Funcultura. A obra investiga como as escritas de si atravessam diferentes linguagens, com ênfase especial no cinema, a partir da análise de obras produzidas nos últimos anos.
Autoras: Ana Karla Batista Farias (SP), Ana Paula de Aquino Caixeta (SP), Gabriela Machado Ramos de Almeida (SP) e Pedro Henrique Andrade (SP), Juliana Siqueira Pamplona (RJ), Leonardo Cândido Simões (SP), Luana Cabral (PE), Marcos Vinicius Yoshisaki (SP), Roberta Oliveira Veiga (MG), Sabrina Tenório Luna (PE), Tallýz Santos Pereira (BA)
Masterclasses
Três aulas imperdíveis, sobre três assuntos centrais da produção audiovisual, para aprender diretamente com quem está fazendo cinema independente hoje no Brasil.
terça
RAFAEL SAMPAIO*
“desenho de audiência”
Rafael apresenta uma introdução ao design de audiência no intuito de facilitar a compreensão dessa metodologia que visa identificar, desde o início do desenvolvimento, públicos em potencial de um filme e formas de engajá-los. A partir da compreensão de onde o filme se posiciona no mercado, quais ferramentas podem ajudar a traçar rotas e estratégias do financiamento à distribuição e como pode ajudar a ampliar o alcance e engajamento do público.
quarta
SERPA
“desenho de orçamento”
Na aula, Serpa busca dar as ferramentas para que as pessoas autoras possam analisar o impacto de suas escolhas narrativas na previsão orçamentária de seus projetos e, assim, ter uma ideia do montante aproximado que o filme necessita para ser viabilizado.
quinta
JULIA ALVES*
“estratégias de financiamento”
Julia nos apresenta os caminhos possíveis para juntar a verba que viabiliza a produção do filme: festivais, prêmios, fundos e, sobretudo, o pensamento estratégico por trás da arte de financiar filmes independentes.
Por Trás da Cena
sexta
CINEASTA SURPRESA
A última aula é um encontro especial com um/a/e cineasta supresa, que vai abrir o processo criativo e as escolhas feitas para a realização de uma cena de um seu filme, desde seu primeiro esboço, até a edição final, passando pelo roteiro, o trabalho com elenco e fotografia, departamentos criativos. Falar do filme a partir da análise minuciosa do processo de feitura de uma parte.
*em parceria com o Paradiso Multiplica, programa de difusão do conhecimento dos profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso.
_________
SOBRE AS PESSOAS CONVIDADAS
Caique Ferreira é produtor e cientista social. Ao longo de sua trajetória, contribuiu criativamente na produção de diversas obras, incluindo curtas e longas-metragens, programas de TV, reality shows, séries e publicidades. Em 2023, foi selecionado para o Chile Locarno Industry Academy. No ano seguinte, participou do U30 Locarno PRO, na Suíça, e, em 2025, integrou o EFM Toolbox Fiction, durante a Berlinale, com o longa-metragem em desenvolvimento O Rio de Lágrimas Corre no Vale do Amor, segundo filme do diretor Ulisses Arthur. Atualmente, é produtor na CUP Filmes, onde supervisiona o desenvolvimento dos projetos da produtora — majoritariamente coproduções internacionais. Entre os títulos em destaque estão BRASA, próximo longa de Marcelo Caetano, e OFÉLIA, de Juan Pablo Félix (coprodução entre Brasil, Argentina e Espanha).
Gisele Mirabai é escritora, atriz e roteirista, doutoranda em Literatura Comparada pela USP na linha de estudos ecocríticos, onde pesquisa a relação entre ecologia, literatura e cinema. Diretora do documentário Homem Livre, sobre uma volta ao mundo de bicicleta, autora de Machamba, romance vencedor do 1º Prêmio Kindle e finalista do Prêmio Jabuti, e Guerreiras de Gaia, livro adotado por diversas escolas do Brasil. Dá palestras em eventos e congressos sobre como a crise climática é, antes de tudo, uma crise de narrativas.
Julia Alves é Mestra em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil, 2020-2022) e pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique, 2021), e graduada em Audiovisual pela ECA-USP (2009-2014), atua como produtora e produtora executiva em produções independentes, com foco em narrativas ousadas e inovadoras e parcerias internacionais. Entre suas produções recentes estão FILME PARTICULAR, de Janaína Nagata (IDFA 2022 - Prêmio The Beeld & Geluid Reframe); OS DELINQUENTES, do argentino Rodrigo Moreno (Festival de Cannes 2023 – Un Certain Regard); A FLOR DO BURITI, de Renée Nader Messora e João Salaviza, vencedor do Prémio Ensemble no Festival de Cannes 2023; PARQUE DE DIVERSÕES, de Ricardo Alves Jr. (FIDMarseille 2024 – Competição Internacional) e CAIAM AS ROSAS BRANCAS!, da diretora Albertina Carri (Festival de Rotterdam 2025). Foi colaboradora da produtora portuguesa OUBLAUM FILMES de 2021 a 2024, estando à frente de produções e coproduções com Moçambique, França, Argentina, Paraguai, Peru, Países Baixos, Singapura e Taiwan. Em 2023, cria a QUARTA-FEIRA FILMES, buscando reinventar processos e métodos de produção para criar filmes que celebrem a diversidade e a invenção. É alumni do Berlinale Talents (2019 e 2025), graduada pelo EAVE Producers Workshop 2023 e pelo Creative Producer Indaba 2024/2025, além de ser integrante da Rede Paradiso de Talentos.
Lorenna Montenegro é jornalista, crítica de cinema, curadora, roteirista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine. Filiada ao FORCINE, é bacharel em Jornalismo, cursou Produção Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Também dá aulas de Roteiro de Documentário na Escola Superior de Artes Célia Helena, na Pós Graduação em Artes da Cena. Ministra formações sobre história e crítica do cinema, roteiro e narrativa audiovisual, construção de personagens afirmativas, jornada da heroína e filmologia feminista - como o curso As Pioneiras do Cinema, juntamente com a crítica de cinema, jornalista cultural e documentarista Flavia Guerra. É votante internacional do Globo de Ouro e publica suas críticas, além de coberturas de Festivais e Mostras de Cinema no blog Kinemacríticas.com. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema desde 2020.
Luiza Quental é roteirista, pesquisadora e diretora. Nos últimos anos teve projetos autorais selecionados para laboratórios de desenvolvimento como o Cabíria Lab (selecionada em 2022, finalista em 2024) e o ROTA LAB (2023), foi finalista do SescArgumenta (2024) e PTC LAB (2023) e teve projetos aprovados na LPG (2023). Também contribuiu como curadora do Prêmio Cabíria de Roteiro (2023 e 2024) e integra a Rede de Talentos do festival. Desde 2022, é coordenadora de um grupo de desenvolvimento de roteiro no Projeto Marieta, onde orientou mais de cem projetos audiovisuais. Formada em cinema pela PUC-Rio, escreveu e dirigiu dois curtas-metragens, “Tá tudo bem, vó” (2018) e “Vidas Inventadas de Amélia Aragão” (2019), que foram exibidos em festivais e mostras nacionais e internacionais. Também é mestra em comunicação e cultura pela UFRJ (2021) e pesquisa ficção científica e mudanças climáticas.
Márcio Andrade é realizador, pesquisador, produtor e educador. Doutor em Comunicação (PPGCOM/UERJ), com período Sanduíche pela Universidade de Navarra - Pamplona (Espanha). Mestre em Educação Tecnológica (PPGEDUMATEC/UFPE) e Graduado em Rádio e TV (UFPE). Autor do livro "Autobiografias do Outro - Camadas de Selfies em Documentos Pernambucanos" (2015). Atualmente, coordena a produtora de conteúdo Combo Multimídia, responsável pelos projetos de curtas-metragens 'Preces Fora do Armário' e 'Lá na Frente', das revistas digitais multimídia 'Quarta Parede' e 'F(r)icções', do podcasts infantis 'Lá na Frente', 'Quando eu era criança' e 'Aventurama' e de workshops e pesquisas voltados para produção multimídia. Como roteirista e diretor multimídia, vem participando de eventos como VI ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual (onde foi premiado como Segundo Melhor Pitching do Laboratório de Projetos de Séries em 2022) e Rio WebFest 2022 (premiado como Melhor Podcast) - ambos com o projeto multimídia "Lá na Frente".
Paula Sacchetta trabalha há mais de doze anos como documentarista, escrevendo roteiros e dirigindo. Seu longa documental “Precisamos Falar do Assédio” foi lançado em setembro de 2016 no 49o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também dirigiu o documentário “Verdade 12.528”, sobre a Comissão Nacional da Verdade, lançado em 2013 na 37a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Co-dirigiu, em 2017, a série documental “Famílias”, sobre jovens LGBT+ na periferia de São Paulo em 2018, escreveu e dirigiu uma série documental de oito episódios sobre sistema carcerário para o Canal Curta!, Eu, Preso. Durante a quarentena do Covid-19, lançou um curta todo feito remotamente sobre a chegada do vírus no sistema carcerário e um curta sobre sexo na terceira idade filmado meses antes, "Acende a Luz", ambos para o Mov.doc, da UOL. No fim de 2021, lançou um episódio que dirigiu para uma série para a GNT sobre o livro "Sociedade do Cansaço", além de um telefilme (Vozes do E!) para o canal E! Entertainment, sobre mulheres e diversidade nas telas. Em março de 2022, lançou uma série de três episódios de 20 minutos cada, que escreveu e dirigiu, sobre o Caso Saul Klein para o Mov.doc (Uol). Em 2023 lançou o podcast Nenê da Brasilândia, que escreveu e dirigiu e em 2024 escreveu o roteiro de 13 episódios de uma série para a TV Futura.
Serpa é produtor preto brasileiro, formado pela ECA-USP, com mais de 15 anos de experiência em ficção e documentários, curtas, longas e séries. Seu trabalho tem como foco histórias emocionalmente envolventes e socialmente relevantes, ampliando a representatividade no audiovisual. Como produtor e produtor executivo, realizou mais de uma dúzia de longas, dezenas de séries e mais de 70 curtas-metragens, com destaque em festivais como Berlinale (vencedor do Urso de Prata em 2025 com “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro), Brasília, Rotterdam, FID Marseille e Indie Lisboa. Fundador da Meus Russos, produziu 11 curtas, videoclipes e o longa documental “Bem-Vindos de Novo”. Está em pós-produção do longa de ficção “Papagaios” e desenvolve novos projetos da produtora. Bolsista do Projeto Paradiso, participou de laboratórios como BRLAB, DOCSP, MAIA, EAVE (onde hoje é consultor) e Talents Buenos Aires. Atua também como professor e consultor em instituições como AIC, FAAP e SPCINE. Com forte atuação internacional, participou de mercados como Berlinale, Sheffield DocFest e WEMW, e desde 2020 também produz para plataformas de streaming, com títulos no top 10 nacional e mundial.
Rafael Sampaio é diretor do BrLab, produtor, curador e sócio fundador da produtora Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador em espaços culturais, como MIS-SP, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a ANCINE/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Pela Klaxon, produziu e coproduziu os filmes Sobre Rodas (2017), de Mauro D’Addio; Diz a Ela que me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler; e coproduziu os filmes Contactado (2020), de Marité Ugás; Fiebre (2022), de Elisa Eliash, Zafari (2024),de Mariana Rondón, entre outros.
Rastricinha Dorneles é da cidade de Paty do Alferes, mas aos quatro mudou-se para cidade do Rio de Janeiro, na infância estudou teatro no SESC Tijuca e aos 16 anos realizou seu primeiro curta NOVAMENTE, em parceria com curso de radio tv da UFRJ e a ONG Grupo - Arco-íris, no mesmo ano foi do júri jovem do festival de curtas do Rio. Atuou em Latifúndio de Eri Sarmet e produziu seu próprio pós porno #GAYPRIDE que foi exibido na exposição Salão Vermelho da galeria Ateliê Sanitário. Realizou UMA DANÇA PARA AS MOÇAS para o festival de artes negras da região dos lagos, a fotonovela “Ensaio da Mulher Macaia” como trabalho final do laboratório afroameríndio da GATO MÍDIA. Em 2023 finaliza seu curta documentário, Erê: Criança no axé e no mesmo ano, escreve seu primeiro longa-metragem, Vencer o Medo do Fim, que está em pós-produção com previsão de lançamento em 2025. Parecerista do edital de produção de obra seriada para SPcine na Paulo Gustavo da cidade de São Paulo. Atualmente é Presidenta da Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA).
Victor de Rosa está sempre de olho nas possibilidades de contar histórias, como roteirista, pesquisador ou cartomante, seu principal objetivo é organizar o mundo em narrativas. Atualmente os longas “A morte não dá viagem perdida” e “Samba de celebração” que escreve em co-autoria com Jéssica Maria Araújo estão em fase de pré-produção. Assim como o curta “Meu nome não é Kayla”. No mundo acadêmico é doutorando em Comunicação (UFBA) e desenvolve pesquisa sobre a relação de profissionais negros na elaboração de telenovelas da Rede Globo, uma continuação de sua dissertação no PPGCINE/UFS “Tem negra nessa novela?”. É o cartomante de pessoas reais e personagens fictícios.
RESERVE AQUI SEU CRACHÁ ESPECIAL
sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovitch, investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.
sobre o Paradiso Multiplica
Ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso para estudar ao redor do mundo, compartilhando seus conhecimentos com o público, ao lado de instituições parceiras.

sobre o Grupo Avançadíssimo
O Grupo Avançadíssimo de Desenvolvimento é um laboratório para projetos de longa-metragem de ficção, que conta com encontros online e uma imersão presencial de cinco dias no Marieta Rocha, em São Paulo, em parceria com o Projeto Paradiso.
Para se qualificar para o Grupo Avançadíssimo é preciso que o projeto tenha sido desenvolvido no Grupo Avançado do Marieta, tendo completado todos os ciclos de entrega.
Mais informações aqui no site.