top of page
Institucional-GDS_Avancado_2023-SiteCabecalho_500x160_01.png

GRUPO AVANÇADÍSSIMO DE DESENVOLVIMENTO DE  FICÇÃO

SOBRE O GRUPO     

 

O Grupo Avançadíssimo de Desenvolvimento é um laboratório para projetos de longa-metragem de ficção que já passaram pelo Marieta, que conta com encontros online e uma imersão presencial de cinco dias no Marieta Rocha, em São Paulo, em parceria com o Projeto Paradiso.

 

O laboratório é inteiramente gratuito, mas os custos de transporte, hospedagem e alimentação durante a imersão presencial estão a cargo das pessoas selecionadas.

 

O objetivo do Grupo Avançadíssimo é aprimorar os aspectos de produção e financiamento de projetos de longas de ficção, com o intuito de preparar os projetos para o circuito de produção do cinema autoral independente.

 

Em específico, serão abordados os temas: 

  • desenho de audiência

  • estudo de orçamento

  • estratégias de financiamento

 

Para se qualificar para o Grupo Avançadíssimo é preciso que o projeto tenha sido desenvolvido no Grupo Avançado do Marieta, tendo completado todos os ciclos de entrega.


Após o processo seletivo, serão escolhidos até 6 projetos para integrar a primeira turma.

INSCRIÇÕES AQUI!

ESTRUTURA     

O Grupo acontece em 3 etapas:

  1. Preparação (online)

  2. Imersão (presencial)

  3. Acabamento (online)

 

ETAPA 1) Preparação – jun/jul 2025**

As pessoas participantes receberão três lições de casa, a serem realizadas individualmente e em autonomia, em preparação para a imersão. Serão 3 exercícios, 1 para cada tema abordado no Grupo, acompanhados de indicações de bibliografia e links de aprofundamento. 

A Preparação se abre com uma plenária de apresentação dos projetos e dos exercícios de lição de casa. 

 

Durante o período da Preparação, o Marieta organizará dois momentos online para “plenárias tira-dúvida”.

 

A Preparação termina com a entrega das lições de casa e uma plenária de introdução à imersão.

 

ETAPA 2) Imersão– 12-16 agosto 2025

 

A imersão acontece presencialmente, no Marieta Rocha, no bairro do Bixiga em São Paulo, de terça feira a sábado alternando dois momentos: 

  1. mutirão de desenvolvimento (manhãs 10h-13h)

  2. masterclasses disparadoras (tardes 16h-18h30)

 

Calendário resumido das atividades:
 

terça 12/8

manhã: abertura trabalhos

tarde: masterclass Desenho de Audiência, com Rafael Sampaio*

 

quarta 13/8

manhã: mutirão Desenho de Audiência

tarde: masterclass Estudo de Orçamento, com Paulo Serpa

 

quinta 14/8

manhã: mutirão Estudo de Orçamento (com tutoria de Caique Ferreira*)

tarde: masterclass Estratégias de Financiamento, com Julia Alves*

 

sexta 15/8

manhã: mutirão Estratégias de Financiamento

tarde: masterclass "Por Trás da Cena", com diretora surpresa

 

sábado 16/8

manhã: encaminhamentos para Acabamento

tarde: feijoada de encerramento

 

Atenção, boa notícia: A Imersão acontece durante as celebrações do Grande Encontro do Marieta, com uma programação especial paralela!.

 

*em parceria com o Paradiso Multiplica, programa de difusão do conhecimento dos profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso.

ETAPA 3) Acabamento – setembro 2025**

 

Após o período de Imersão, as pessoas participantes deverão revisar suas lições de casa e preparar seus materiais para um processo de apresentação e feedback, segundo a dinâmica tradicional do Marieta.

 

Serão 3 encontros online de discussão de projetos, mais 1 encontro de fechamento.

**Dias e horários exatos das plenárias ainda a definir.

SOBRE OS TEMAS    

 

Desenho de audiência é uma metodologia que analisa o perfil e contexto de um projeto audiovisual para inspirar a distribuição. É uma ferramenta colaborativa que envolve profissionais do projeto, como roteiristas, produtores e diretores. 

 

Desenho de orçamento é a estimativa de custos que envolvem a produção de uma obra cinematográfica. No Grupo Avançadíssimo, buscamos dar as ferramentas para que as pessoas autoras possam analisar o impacto de suas escolhas narrativas na previsão orçamentária de seus projetos e, assim, ter uma ideia do montante aproximado que o filme necessita para ser viabilizado.


Estratégias de financiamento são os caminhos possíveis para juntar a verba que viabiliza a produção do filme: festivais, prêmios, fundos e, sobretudo, o pensamento estratégico por trás da arte de financiar filmes independentes.

QUEM PODE PARTICIPAR    

 

Apenas projetos de longa-metragem de ficção, desenvolvidos no Grupo Avançado do Marieta, que tenham completado todos os ciclos de entrega. Os projetos serão representados por seus autores, sendo possível a participação também de pessoas produtoras envolvidas no desenvolvimento.

 

Só poderão participar as pessoas que garantirem a presença em todo o ciclo do Grupo, inclusive a imersão presencial em São Paulo.


 

COMO PARTICIPAR    

 

As pessoas interessadas em participar deverão mandar suas candidaturas online até o fim do dia 11/05/2025, preenchendo um formulário com as seguintes informações:

 

i) Mapa de Apresentação (Anexar PDF), contendo: 

  • título

  • gênero

  • público alvo

  • referências

  • tema

  • ideia governante / premissa

  • logline (2 linhas)

  • sinopse (até 20 linhas)

  • onde se passa a história? 

  • em qual ano? 

  • duração da narrativa

  • descrição da(s) protagonista(s)

  • descrição da(s) antagonista(s) (ou forças do antagonismo)

  • argumento/estrutura

  • questões/crises

 

ii) Último Tratamento de Roteiro (Anexar PDF)

 

iii) Perguntas de intenção (Respostas breves):

  • motivação em participar

  • motivação em contar essa história

  • desejos com o projeto

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

QUEM ACOMPANHA    

 

O Grupo Avançadíssimo é coordenado por Giovanni Pirelli e Helena Guerra.

As masterclasses da Imersão presencial serão ministradas por Julia Alves, Rafael Sampaio e Paulo Serpa.

Os mutirões de desenvolvimento contarão com a tutoria especial de Caique Ferreira

e com a monitoria de Marietes convidadas. 

 

Caique Ferreira é produtor e cientista social. Ao longo de sua trajetória, contribuiu criativamente na produção de diversas obras, incluindo curtas e longas-metragens, programas de TV, reality shows, séries e publicidades. Em 2023, foi selecionado para o Chile Locarno Industry Academy. No ano seguinte, participou do U30 Locarno PRO, na Suíça, e, em 2025, integrou o EFM Toolbox Fiction, durante a Berlinale, com o longa-metragem em desenvolvimento O Rio de Lágrimas Corre no Vale do Amor, segundo filme do diretor Ulisses Arthur. Atualmente, é produtor na CUP Filmes, onde supervisiona o desenvolvimento dos projetos da produtora — majoritariamente coproduções internacionais. Entre os títulos em destaque estão BRASA, próximo longa de Marcelo Caetano, e OFÉLIA, de Juan Pablo Félix (coprodução entre Brasil, Argentina e Espanha).

 

Giovanni Pirelli é produtor audiovisual e gestor cultural, dedicado ao fortalecimento de comunidades culturais. Especialista em gestão cultural pelo Sesc-SP (Brasil, 2020), vive no Brasil desde 2015 e coordena projetos de impacto sociocultural, com foco em ações formativas e produção colaborativa de longo prazo, em parceria com instituições, artistas, pesquisadores e trabalhadores da cultura. Desde 2015, é cofundador e diretor geral do projeto cultural Marieta, voltado ao desenvolvimento profissional e criativo no campo audiovisual, com o qual contribuiu para impulsionar mais de 2.000 projetos, entre curtas, longas-metragens e séries. No cinema, é produtor da Irmãos Guerra Filmes, onde produziu dezenas de curtas-metragens e videoclipes. Coescreveu, ao lado de Helena Guerra, o curta infantil Os Muitos Mundos de Piero María, premiado nacional e internacionalmente. O Monstro, dirigido por Helena Guerra, é sua primeira produção de longa-metragem.

Helena Guerra  é roteirista, diretora e montadora graduada em cinema pela FAAP (2012). É produtora executiva da Irmãos Guerra Filmes (2012) e co-fundadora do Projeto Marieta (2015). Em 2022 seu primeiro longa metragem "O_Monstro" ganhou o PROAC para ser produzido, foi filmado em 2023 e no momento se encontra em fase de finalização. Em 2021 ganhou o Prêmio Estímulo para filmar seu oitavo curta-metragem, o projeto infanto-juvenil "Os Muitos Mundos de Piero Maria", que teve estreia no Kinoforum e Cambridge Film Festival. Em 2019, participou em Barcelona da residência artística “Sonido del Verano” com orientação da diretora argentina Lucrecia Martel, onde realizou o curta-metragem “Para quando formos humanos”. Ao lado da produção cinematográfica, Helena é diretora de oito videoclipes premiados nacional e internacionalmente. Em sua atuação como formadora, lecionou sobre montagem para cinema na pós-graduação da FAAP (2022), é curadora do Cineclube Marieta e coordenadora-chefe dos Grupos de Desenvolvimento de Roteiro do Marieta. Em 2021 foi curadora da 7ª edição do Cabíria Festival, festival que incentiva o trabalho de roteiristas mulheres. No mesmo ano, participou do Júri Especializado do 25º FAM e em 2024 foi curadora do concurso de sinopses do 7º SérieLab.

 

Julia Alves é Mestra em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (Brasil, 2020-2022) e pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique, 2021), e graduada em Audiovisual pela ECA-USP (2009-2014), atua como produtora e produtora executiva em produções independentes, com foco em narrativas ousadas e inovadoras e parcerias internacionais. Entre suas produções recentes estão FILME PARTICULAR, de Janaína Nagata (IDFA 2022 - Prêmio The Beeld & Geluid Reframe); OS DELINQUENTES, do argentino Rodrigo Moreno (Festival de Cannes 2023 – Un Certain Regard); A FLOR DO BURITI, de Renée Nader Messora e João Salaviza, vencedor do Prémio Ensemble no Festival de Cannes 2023; PARQUE DE DIVERSÕES, de Ricardo Alves Jr. (FIDMarseille 2024 – Competição Internacional) e CAIAM AS ROSAS BRANCAS!, da diretora Albertina Carri (Festival de Rotterdam 2025). Foi colaboradora da produtora portuguesa OUBLAUM FILMES de 2021 a 2024, estando à frente de produções e coproduções com Moçambique, França, Argentina, Paraguai, Peru, Países Baixos, Singapura e Taiwan. Em 2023, cria a QUARTA-FEIRA FILMES, buscando reinventar processos e métodos de produção para criar filmes que celebrem a diversidade e a invenção. É alumni do Berlinale Talents (2019 e 2025), graduada pelo EAVE Producers Workshop 2023 e pelo Creative Producer Indaba 2024/2025, além de ser integrante da Rede Paradiso de Talentos.

 

Paulo Serpa é produtor preto brasileiro, formado pela ECA-USP, com mais de 15 anos de experiência em ficção e documentários, curtas, longas e séries. Seu trabalho tem como foco histórias emocionalmente envolventes e socialmente relevantes, ampliando a representatividade no audiovisual. Como produtor e produtor executivo, realizou mais de uma dúzia de longas, dezenas de séries e mais de 70 curtas-metragens, com destaque em festivais como Berlinale (vencedor do Urso de Prata em 2025 com “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro), Brasília, Rotterdam, FID Marseille e Indie Lisboa. Fundador da Meus Russos, produziu 11 curtas, videoclipes e o longa documental “Bem-Vindos de Novo”. Está em pós-produção do longa de ficção “Papagaios” e desenvolve novos projetos da produtora. Bolsista do Projeto Paradiso, participou de laboratórios como BRLAB, DOCSP, MAIA, EAVE (onde hoje é consultor) e Talents Buenos Aires. Atua também como professor e consultor em instituições como AIC, FAAP e SPCINE. Com forte atuação internacional, participou de mercados como Berlinale, Sheffield DocFest e WEMW, e desde 2020 também produz para plataformas de streaming, com títulos no top 10 nacional e mundial.

Rafael Sampaio é diretor do BrLab, produtor, curador e sócio fundador da produtora Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador em espaços culturais, como MIS-SP, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a ANCINE/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Pela Klaxon, produziu e coproduziu os filmes Sobre Rodas (2017), de Mauro D’Addio; Diz a Ela que me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler; e coproduziu os filmes Contactado (2020), de Marité Ugás; Fiebre (2022), de Elisa Eliash, Zafari (2024),de Mariana Rondón, entre outros.

 

sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovitch, investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

 

sobre o Paradiso Multiplica

Ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso para estudar ao redor do mundo, compartilhando seus conhecimentos com o público, ao lado de instituições parceiras.

 

CONTRIBUIÇÕES E BOLSAS      

 

O Grupo Avançadíssimo, nesta edição piloto, é inteiramente gratuito. Quem quiser contribuir com uma doação voluntária para fortalecer o Marieta poderá indicar sua opção no formulário de inscrição, mas não será fator discriminatório para a seleção.

 

Por outro lado, o Marieta não poderá arcar com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação durante a Imersão presencial. Estes custos estarão a cargo das pessoas participantes. O Marieta se disponibiliza a ajudar a organizar uma hospedagem solidária (sofás, camas de hóspedes e outras soluções colaborativas) com sua rede de contatos aqui em São Paulo, caso seja solicitado.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

apoio:

HORIZ-VERT-novo-logo-paradiso-multiplica-RBG.png
bottom of page