FAQ GRUPOS DE DESENVOLVIMENTO 👀

 

Pra você que ficou com dúvidas, um apanhado de perguntas frequentes sobre os Grupos de Desenvolvimento:

 

Estou em dúvida sobre qual grupo me inscrever

Caso você ache que seu projeto pode ser desenvolvido em grupos diferentes (por exemplo, curadoria ou gestão cultural), sugerimos que você faça a inscrição para os dois grupos, indicando esta opção no campo de observações do formulário. Assim, a equipe de seleção que avaliará seu projeto poderá pensar em qual dos grupos ele se encaixa melhor. 

 

Preciso ter um projeto para me inscrever?

A dinâmica dos grupos de desenvolvimento parte da discussão e reflexão em torno dos projetos apresentados. Dessa forma, ter um projeto em mente é um dos pré-requisitos para ser selecionado.

 

No entanto, são bem-vindos projetos que ainda estão na primeira ideia, até projetos mais estruturados, vale tudo!

 

Sobre a inscrição de coletivos

Temos um número limitado de vagas, pois na busca que haja espaço de fato para o diálogo, cada grupo não ultrapassa 24 participantes Caso todos os membros do seu coletivo queiram participar integralmente do grupo, sugerimos que façam uma inscrição por membro. Caso prefiram fazer apenas uma inscrição pelo coletivo todo, apenas uma pessoa poderá participar.

 

Quais os critérios de seleção?

 

  • Coerência do projeto com os objetivos do grupo;

  • Apresentação clara do projeto inscrito, mesmo que seja um projeto inicial ainda nos planos das ideias;

  • Diversidade de temas e enfoques dos projetos, com o fim de garantir um ambiente heterogêneo e estimulante;

  • Diversidade de experiência e formação, com o fim de garantir um ambiente heterogêneo e estimulante. 

  • Diversidade geográfica, etária, de gênero e de raça. 

 

Já participei de um grupo semestre/ano passado, preciso me reinscrever no processo de seleção?

Sim! Só entram nos grupos as pessoas que submetem seus projetos no formulário de inscrição e que passam pelo processo seletivo. 

 

Não recebi e-mail confirmando minha inscrição.

Não se preocupe! Se você chegou até o final do formulário, clicou em "submit" e apareceu uma mensagem dizendo "Obrigada! Recebemos sua inscrição.", significa que recebemos sua inscrição :)

 

Fiz minha inscrição, minha participação está confirmada?

Ainda não! Para ter a participação confirmada nos grupos de desenvolvimento é necessário:

 

  • realizar a inscrição no formulário indicado no site;

  • aguardar o fim do processo seletivo (confira a data prevista para a divulgação do resultado na página do Grupo no nosso site);

  • receber o e-mail dizendo que você foi selecionado;

  • caso tenha se inscrito como pagante: realizar o pagamento da contribuição

  • caso tenha se inscrito como bolsista: responder o e-mail de selecionado confirmando a participação.


 

Meu projeto não foi selecionado.

Se seu projeto não foi selecionado desta vez, por favor,  tente novamente no próximo semestre. Mantemos turmas de até 24 pessoas por grupo, por isso não conseguimos contemplar todas as candidaturas recebidas.

 

Quando os grupos começam? 

As datas de início estarão sempre indicadas na página do grupo no site do Marieta. Os grupos do 1o semestre têm início em março e do 2o semestre em agosto. Se você foi selecionade, confirmou e pagou sua inscrição, é só aguardar que enviaremos um e-mail com a data de início e outras informações úteis antes do início dos grupos.

 

Posso participar de forma assíncrona, assistindo somente às gravações?

Não. Os grupos partem do princípio de uma participação ativa, engajada e horizontal para que todos os projetos apresentados possam contar com uma leitura e discussão atenta e cuidadosa pelos demais participantes da turma, formando assim um grupo coeso, pautado pela reciprocidade. Assim, é imprescindível a presença e participação síncrona nos encontros do grupo.

 

Preciso participar de todos os encontros todas as semanas?

Como regra geral, para que a dinâmica do grupo seja justa com todas as pessoas participantes, estabelecemos que para poder apresentar seu projeto é preciso participar de forma assídua aos encontros. Entendemos que a vida é corrida e que imprevistos acontecem, por isso, as eventuais faltas devem ser justificadas com a coordenação dos grupos. Faltas recorrentes e sem justificativa implicam no cancelamento da participação no grupo, independentemente do pagamento da matrícula. 

 

Política de privacidade

Para efetivar sua matrícula, todas as pessoas participantes devem aceitar os Termos de Adesão e Confidencialidade dos Grupos de Desenvolvimento do Marieta, (Leia aqui). Uma das cláusulas deste termo é o comprometimento de manter em sigilo todos os projetos, ideias, materiais e informações confidenciais conforme a política de privacidade do CENTRO CULTURAL MARIETA que circularão no grupo de desenvolvimento e em seus espaços virtuais. 

 

 

PAGAMENTOS

 

Política de reembolso e cancelamento

Até 7 dias antes do primeiro encontro, você receberá reembolso integral do pagamento já efetuado.

 

Entre 7 dias e 48 horas antes do início do grupo, o reembolso será de 50% do valor pago.

 

A partir das últimas 48 (quarenta e oito) horas que antecedem o início do grupo ou curso não haverá restituição de valores.

Lembramos que as vagas são limitadas e a eventual desistência de última hora dificulta a oferta da vaga para novas participantes. 

 

O cancelamento deve ser feito por meio do e-mail contato@projetomarieta.com.br, informando nome, grupo/curso e motivo da desistência, não sendo aceita outra forma de comunicação.


 

POLÍTICA DE BOLSAS

 

Quem pode se candidatar a uma bolsa?
Reservamos 20% das vagas do grupo para bolsistas. Todas as pessoas podem se candidatar, selecionando a opção "quero pleitear uma bolsa" no formulário de inscrição e preenchendo os campos adicionais. Para selecionar as pessoas bolsistas, vamos levar em consideração as respostas enviadas pelo formulário, dando prioridade para pessoas negras; indígenas; LGBTQIAP+; periféricas; em situação de vulnerabilidade social.

TENHO UMA OUTRA PERGUNTA QUE NÃO FOI RESPONDIDA!

Pode mandar para contato@projetomarieta.com.br que respondemos o quanto antes!