Ano 2, episódio #13 – Rosana Paulino

Em conversa com Giovanni Pirelli, Juliana Dos Santos, Marina Dias Teixeira e Valéria Piccoli

_____

26.07.2021, segunda-feira

18h00 – 20h00

Marieta Virtual ao vivo no Facebook e Youtube

assista aqui!

_____

Sobre as Transas

 

Como resposta à pandemia da Covid-19, o projeto Marieta lançou em abril de 2020 o “Transa Marieta”, de entrevistas com personalidades da arte e da cultura contemporânea, nascido com a intenção de criar um espaço virtual, propiciar o encontro, fomentar a faísca do pensamento criativo e oferecer um momento de alento dos horrores deste mundo.

Para isso, uma conversa evidentemente não basta, é necessário algo potente, um encontro de forças, um ato de gestação coletiva: uma transa. Transa Marieta.

O dicionário diz:

• Transa é um substantivo feminino que significa ajuste para a consecução de determinado fim; acordo, combinação; negócio; 2 – questão, assunto; 3 – maquinação para a execução de mau desígnio; trama; 4 – relação amorosa; e 5 – relação sexual.

• Marieta; s. n.: seu centro cultural de confiança. 

Desde então, sempre com a participação de importantes personalidades, foram entrevistados o escritor Milton Hatoum, o músico Arrigo Barnabé, a arquiteta Erminia Maricato, o gestor cultural Danilo Santos de Miranda, o pensador indígena Ailton Krenak, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o compositor Gilberto Gil, a líder comunitária Carmen Silva, o músico e escritor Zé Miguel Wisnik, a escritora e ativista Heloisa Buarque de Hollanda, o cineasta Kleber Mendonça Filho e a curadora Ana Mae Barbosa.

Nesse mês de julho, no terceiro episódio da segunda temporada do Transa Marieta, Giovanni Pirelli, do Marieta, a artista Juliana Dos Santos, a produtora cultural e pesquisadora Marina Dias Teixeira e a curadora Valéria Piccoli entrevistam a artista visual Rosana Paulino.

____

Como participar

Para quem quiser mandar sugestões de perguntas e pautas de discussão para nossa conversa com Rosana Paulino, acesse o formulário público (https://forms.gle/vEdsAAYjjPy1ScoF7) e preencha.

O encontro virtual será transmitido ao vivo e gratuitamente no Youtube (https://www.youtube.com/marietacultura) e na página Facebook do projeto Marieta (www.facebook.com/projetomarieta), no dia 26 de julho de 2021, segunda-feira, a partir das 18h00.

______

Sobre os participantes

Rosana Paulino (São Paulo, 1967) é artista visual, pesquisadora e educadora. Doutora em Artes Visuais e Bacharel em Gravura pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres. Foi bolsista da Fundação Ford e CAPES para a obtenção do doutorado e em 2014 foi agraciada com bolsa-residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália.

Seu trabalho, que se vale de diferentes mídias tais como desenho, gravura, escultura e vídeo, é considerado como um divisor de águas na produção visual afro-brasileira ao trazer questões relacionadas a gênero para essa área, além de destacar aspectos da cultura negra nas periferias das grandes cidades. Suas pesquisas têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrentes do racismo e das marcas deixadas pela escravidão. Destaca-se em sua produção obras como Parede da Memória (1994-2015) hoje na coleção da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Bastidores (1997) na coleção do MAM São Paulo, Assentamento (2013) ¿História Natural? (2016) e as séries Geometria à Brasileira e A geometria à Brasileira chega ao paraíso tropical (2018 –), além dos desenhos das séries Búfala, Senhora das Plantas e Jatobá, reunidos em um livro fac-similar com o mesmo nome (2020).

 

Possui obras em importantes museus como o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo; UNM - University of New Mexico Art Museum, New Mexico,  MASP – Museu de Arte de São Paulo e MALBA – Museu de Arte de Buenos Aires. Seu trabalho foi tema da mostra retrospectiva A costura da Memória na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2018 e do MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro em 2019.

 

Giovanni Pirelli é produtor audiovisual, gestor cultural e curador, co-fundador e coordenador de atividades do centro cultural Marieta. Italiano, residente em São Paulo desde 2013, frequentou cursos de Literatura Contemporânea da Universitá degli Studi di Milano e, entre 2012 e 2013, fundou e coordenou o Cubo, incubadora de artistas e projetos culturais, localizada no centro de Milão. Desde 2009 é conservador e promotor do acervo da obra da artista italiana Marinella Pirelli, sua avó. Especialista em gestão cultural pelo Sesc-SP (2020), coordena os grupos de desenvolvimento de projetos em curadoria e produção cultural do centro cultural Marieta.

Juliana Dos Santos (São Paulo, 1987) é artista visual, mestre em arte/educação e doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista UNESP. Vem realizando trabalhos em vídeo, pintura, performance, fotografia e multimídia. Sua pesquisa se dá na intersecção entre arte, história e educação, com interesse pela maneira como artistas negrxs se engajaram em práticas para lidar com os limites da representação.Participou da 12 edição da Bienal do Mercosul. Neste ano, 2021 está com  obras integrando o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo com a exposição “Enciclopédia Negra” e participando de “Imagens que Não se Conformam'' no Museu de Arte do Rio. Está integrando o time de artistas da exposição coletiva Frestas na Trienal de Artes do Sesc Sorocaba, prevista para Agosto de 2021

 

Marina Dias Teixeira é formada em Estudos de Mídia e Cultura pela Universidade de Artes de Londres (UAL). Já integrou as equipes da Fundação Bienal de São Paulo, Sotheby’s Brasil e SP–Arte. Hoje é responsável pela coordenação de projetos da Act, consultoria de arte e produtora cultural. Em paralelo, pesquisa teorias decoloniais e a produção de artistas afro-diaspóricos no circuito de arte contemporânea, com foco em mulheres negras. Desde 2020, colabora para a Casa Vogue Brasil, trazendo um olhar atento a artistas negres e sua produção.

Valeria Piccoli Gabriel da Silva (Campinas, São Paulo, 1967) é curadora, pesquisadora e historiadora da arte. Doutora pela FAU-USP, é curadora-chefe da Pinacoteca de São Paulo desde 2012. Na instituição, tem desenvolvido trabalhos curatoriais relativos ao acervo do museu, tendo sido responsável pelas mostras de longa duração da coleção, em especial “Pinacoteca: acervo”, inaugurada em outubro de 2020. Foi curadora com Pedro Nery de “Rosana Paulino: a costura da memória” (2018), apresentada na Pinacoteca e no Museu de Arte do Rio, e com Jochen Volz de “Ernesto Neto: Sopro” (2019), exposição que itinerou para o MALBA, Buenos Aires, e para o Centro Cultural La Moneda, Santiago. Colabora frequentemente com projetos internacionais como “Mulheres Radicais: Arte latino-americana 1960-1985” (Hammer Museum - Los Angeles, Brooklyn Museum – Nova York, Pinacoteca, 2017-2018) e “Paisagem nas Américas” (Terra Foundation for American Art, Art GAllery of Ontario, Pinacoteca, 2015-2016), entre outros.  

____

Sobre o Marieta

O Marieta é um centro cultural comunitário colaborativo, fundado em 2015 com a proposta de ser um espaço de pesquisa, difusão e produção de arte e cultura. Um lugar onde não apenas se consome cultura, mas se faz cultura!

O projeto tem sede física na rua Dona Maria Paula 96 – área central de São Paulo, próxima às estações de metrô Liberdade, Sé e República – e sede virtual em suas salas de Zoom, no YouTube e nas outras redes sociais.

Com o objetivo de difundir conhecimento e estimular o debate público, o Marieta oferece à comunidade uma constante e variada programação cultural pública: grupos de trabalho, cineclubes, exposições, cursos, seminários, entrevistas, debates e residências culturais.

 

www.projetomarieta.com.br 

@projetomarieta

Segunda Temporada

#12 - Ana Mae Barbosa

com Abilio Guerra, Adélia Borges, Giovanni Pirelli e Mirella Maria

#11 - Kleber Mendonça Filho

com Caio Guerra, Maeve Jinkins, Magaly Corgosinho e Roberto Gervitz; mediação de Abilio Guerra

_______

Primeira Temporada

#10 - Heloisa Buarque de Hollanda

com Adriana Ferreira, Clara Alvim, Francisco Alvim e Stephanie Ribeiro; mediação de Giovanni Pirelli

#9 - Zé Miguel Wisnik

com Eucanaã Ferraz e Evandro Camperom; mediação de Abilio Guerra

#8 - Carmen Silva

com Bruno Ramos, Débora Sanches, Eliane Caffé e Luiz Gonzaga “Gegê” da Silva; mediação de Giovanni Pirelli

#7 - Gilberto Gil

com Chico César, Djamila Ribeiro, Keyna Eleison e Luiz Fernando de Almeida, mediação de Abilio Guerra e Giovanni Pirelli

#6 – Zé Celso Martinez Corrêa

com Giovanni Pirelli, Cafira Zoé, Casé Angatu, Marcelo Dalourzi e Marília Gallmeister

#5 - Ailton Krenak 

com Abilio Guerra, Isa Grinspum, Marco Altberg e Suely Rolnik

#4 - Danilo Santos de Miranda

com Abilio Guerra, Giovanni Pirelli e Marta Bogéa

#3 - Erminia Maricato

com Abilio Guerra, Celso Aparecido Sampaio, João Sette Whitaker e Lizete Rubano

#2 - Arrigo Barnabé

com Abilio Guerra, Carla Camurati, Luiz Gê, João e Paulo Sampaio

#1 - Milton Hatoum

com Abilio Guerra, Augusto Massi e Julia Bussius