top of page

Curso: A Jornada do Roteirista (em casa) - 6ª edição



aulas de 01 julho até 29 julho 2020

[via plataforma online ZOOM]


Curso: a jornada do roteirista EM CASA

segundas, quartas e sextas 18h30-21h30

_________

Cedo ou tarde, todo roteirista, ao desenvolver seu filme, se vê diante da mesma pergunta: como fazer essa estória ficar boa? Todas as boas estórias, dos primeiros poemas épicos aos filmes modernos, trazem em seu cerne a mesma estrutura; e é o domínio dessa estrutura que faz possível a criação de boas estórias originais.


A escrita do roteiro cinematográfico é uma arte única, diferente de qualquer outra - afinal, as palavras escritas pelo roteirista nunca serão lidas pelo público, apenas as imagens criadas são passadas adiante; e essas imagens devem ser suficientes para transmitir a narrativa em sua integridade.


Como escrever roteiros clássicos, compôr anti-tramas, superar os bloqueios de escritor? Não existe uma fórmula pronta para se criar uma boa narrativa, mas a maior arma do contador de estórias é um conhecimento sólido de sua estrutura e mecanismos; mesmo a narrativa mais experimental só pode ser escrita com base no estudo das estruturas arquetípicas. O conhecimento e o domínio da técnica permitem a superação e desconstrução da mesma.


A proposta desse curso é, com base no estudo da teoria narrativa, dar ferramentas para que o aluno seja capaz de criar uma boa estória original e, ao analisar um roteiro, compreender se a estória funciona ou não - além de porque ela funciona ou não.


O conteúdo teórico do curso é embasado principalmente no livro "Story", de Robert Mckee; além disso, foram utilizados os livros "The Writer's Journey", de Christopher Vogler, e "Screenplay", de Syd Field, além de entrevistas de roteiristas e diretores. Não é necessário ter lido os livros para acompanhar as aulas, mas alunos bem estudados serão sempre bem vindos!


Cada aula será dividida em duas partes. A primeira parte consistirá em uma apresentação teórica, intercalando apresentação de conceitos e a análise de cenas-chave de filmes que exemplificam cada um dos pontos abordados. A segunda parte será composta por uma série simples de exercícios práticos, onde serão postos à prova os conceitos apresentados; caso o aluno opte por levar um projeto pessoal, ele poderá ser gradualmente desenvolvido ao longo do curso, sendo possível sair da última aula com um projeto encaminhado.


Ao longo de três edições do curso, realizadas a partir de maio de 2019, recebemos mais de trinta pessoas, entre dezesseis e sessenta anos, incluindo estudiosos da área, cinéfilos e leigos. Ao longo das treze aulas, foram desenvolvidos e apresentados projetos originais, incluindo trabalhos realizados coletivamente, que serviram como projeto de conclusão de curso das turmas.


_________

O curso de Roteiro para Cinema é dividido em três módulos temáticos:


Ato 1 - A Criação das Personagens

- Mundo Comum - Introdução, Elementos básicos da estória, o Método do escritor.

- O Chamado à Aventura - O Desafio do escritor, Estrutura e Ambiente/Personagem, princípios da Limitação criativa

- Recusa ao Chamado - Princípios do Design da Estória, Protagonista, Brechas Dramáticas, expectativas e realidades.

- Encontro com o Mentor - O Incidente Incitante, Espinha, Jornada do Protagonista

- Cruzamento do Primeiro Portal - Design da psique das Personagem e escrita de Diálogos


Ato 2 - Estruturando sua Narrativa

- Provações, Aliados e Inimigos - O Princípio do Antagonismo, Exposição, Uso da Estória Pregressa

- Aproximação - Estrutura e Significado, Ideia Governante

- Provação difícil ou traumática - Design do Ato, Design de Cena, Transições Emocionais

- Recompensa - Crise, Clímax, Resolução


Ato 3 - A Escrita do Roteiro

- O Caminho de Volta - Os Gêneros do Cinema

- Ressurreição do Herói - Texto e Subtexto, Técnicas de Análise de Cena, Progressões

- Regresso com o Elixir pt 1 - Problemas e Soluções da Narrativa

- Regresso com o Elixir pt 2 - Estética da Descrição em um Roteiro


_________

Caio Guerra é roteirista, fotógrafo, montador e diretor cinematográfico, formado no Curso de Cinema da FAAP em 2014. É co-diretor do espaço cultural Marieta, no Centro de São Paulo e sócio diretor, junto com sua irmã Helena, da produtora audiovisual Irmãos Guerra Filmes, onde escreveu e dirigiu diversos filmes, publicidades, making of e vídeos, com ênfase especial na produção de videoclipes para bandas independentes – com os quais ganhou prêmios nacionais e internacionais, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Videoclipe Brasileiro pelo MIS e Fest CLIP entre os anos de 2014 e 2017. Foi um dos vencedores do edital Proac 21/2014 para desenvolvimento de roteiro.


Em 2017, se especializou em roteiro com o Course TV Writing Intensive, ministrado por Joe Cacaci, professor na School of the Arts da Columbia University (NYC), dado no escritório da Columbia Global Centers.


Ao longo dos últimos anos, ministrou oficinas de Linguagem Videográfica e Cinema e Arquitetura para alunos da FAU Mackenzie, Introdução ao Cinema para crianças e adolescentes residentes no bairro Brasilândia em São Paulo e Contação de Estórias, voltada para crianças de escolas municipais em áreas de baixa renda.

Comments


bottom of page