esquina: conversas sobre o centro

08.06.2016

o esquina: conversas sobre o centro é uma iniciativa da série de debates sobre cidades esquina em parceria com o espaço multicultural marieta para discutir a retomada do centro de são paulo.

o centro de são paulo, uma das áreas mais vitais e problemáticas da cidade – que alterna espaços culturais tradicionais e vigoroso comércio de rua com áreas urbanisticamente degradadas e população vulnerável –, tem passado nos anos recentes por um processo de revalorização simbólica por parte de novos atores e instituições, que perceberam o potencial da área e passaram a ocupá-la com a criação de novos equipamentos, empresas e moradia.


no processo em curso se apresenta um dilema do seu futuro nos próximos anos: o enobrecimento da região, com a erradicação dos antigos moradores e usuários; ou a ampliação da gama de atividades, com melhorias nas condições de urbanização, sem que se perca o caráter popular que é alma do lugar.
 
para detalhar cada uma dessas tendências, convidados com experiências e atuações relevantes na região compartilharão sua visão sobre o atual momento do centro, levando em conta o histórico e a formação local.

foram quatro encontros em dois sábados, de maneira que cada dia comportou dois eventos, o primeiro das 11h às 13h e o segundo das 15h às 17h do mesmo dia. os participantes puderam optar por participar dos quatro encontros, ou de cada um deles de forma avulsa.

 

Please reload