ROTEIRO DE ATELIÊS
PORTAS ABERTAS
03 e 04 de setembro
sábado e domingo
das 14h às 18h
gratuito
presencial
_______
sobre
Alô Alô, é a festa da arte chegando na porta da sua casa, é o bonde do Marieta de rolê nos ateliês no centro de São Paulo: tem todas as maravilhosas residentes do Marieta, tem Edifício Veras, Atelier Colibri, Casa Lâminas e Galeria Califórnia.
Nos dias 03 e 04 de setembro o Marieta estará de portas abertas para quem quiser conhecer mais do espaço e do trabalho de nossas artistas residentes e parceiras, integrando a programação do Portas Abertas do coletivo Roteiros de Ateliê, um projeto de mapeamento, articulação e difusão de arte contemporânea.
Dá uma olhada na programação que pensamos para o fim de semana:
Ateliês Abertos das residentes
03 e 04, sábado e domingo
das 14h às 18h
Nina Horikawa
Artista visual e educadora, graduada em Artes Visuais pela UFMG, com habilitação em Pintura. Viveu por oito anos em Belo Horizonte, onde estudou e começou a estruturar sua relação com as imagens. Tem participado de projetos e exposições coletivas em São Paulo e em Minas Gerais, com trabalhos que passam pela ilustração, o retrato e a pintura como um todo. Sua pesquisa parte da construção de um olhar atento ao cotidiano e a vivências pessoais que atravessam as relações humanas e as noções de um corpo que é, ao mesmo tempo, ativo e observador, e que cria associações e vínculos a todo momento. Desde 2021 vive e trabalha em São Paulo, sua cidade natal. @ninahorikawa
Nino Grafs
Artista independente, estudante de artes visuais , grafiteiro e tatuador. @ninografs1
Pedro Clash
Formado em Cinema com especialização em Fotografia, atuou na área de produção em filmagens diversas no período de 2004 a 2010. Desde 2011 atua como fotógrafo, e a partir de viagens e pesquisas desenvolve a fotografia de rua e autoral como séries fotográficas. Participou do Coletivo Fotografia Urbana e atualmente faz parte da produtora Cinza Jambo. Em 2013 teve trabalhos selecionados para as exposições coletivas "InstaFoto" no Hotel Galeria e "Pinagram" no Reserva Cultural com curadoria da Pinacoteca, ambos através do aplicativo Instagram. Em 2014 foi um dos selecionados para o 5º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com a série "O Menino", como artista convidado em 2015 na 6ª edição, e em 2018 selecionado para o 9º Prêmio com a série "Limite". Atua ainda como curador independente, participando das exposições "O Trabalho e o Trabalhador", realizadas no Palacete Carmelita em 2016 e Passagem Literária da Consolação (SP) em 2017, "Estranhas Entranhas" e "Despir-se e Vestir-se" de Angela Fernandes, ambas em 2017 e em 2018 como montador na mostra coletiva "Inconsciência" pela Galeria Tribo (SP). @pedroclash
Rosa Domingos
Artista independente, natural da Zona Leste de SP. Em seu repertório, transita entre pintura a escultura, tendo o corpo como principal objeto de estudo. A partir de uma experiência vivendo em Copenhagen, participou como modelo vivo em galerias de arte, buscando usar seu próprio corpo como objeto de investigação para práticas grupais de desenho de observação e também de grupos de estudo desenhando esculturas expostas em museus como Carlsberg Glyptotek. Neta de carnvalesca, cresceu observando o balançar e os movimentos daqueles corpos populares, ao mesmo tempo festivos e vulneráveis. Não por acaso, suas obras são o resultado de processos profundamente gestuais e corporais, que questionam e refletem sobre a desvalorização da fragilidade em uma sociedade viril e patriarcal .@rosa.dmngs
Zé Barretta
Paulistano, fotógrafo independente há doze anos, minha escola é a do fotojornalismo. Comercialmente atendo os segmentos editorial, corporativo, retratos, arquitetura e eventos. Me interessam as questões sociais, urbanas e ambientais contemporâneas, além de temas ligados à imagem, à ancestralidade, à entropia e à memória. Tenho exposições e publicações realizadas em festivais e centros culturais do Brasil e algumas também no exterior. Pai do Vittorio :). @ze_barretta
Bondinho do Marieta - visita coletiva
03, sábado
concentração 14h + saída às 15h30
O bondinho do Marieta, conduzido por Rodrigo Francisco (o Xico) vai fazer um passeio coletivo com visita aos artistas e trabalhos dos ateliês vizinhos: Ed Veras, Atelier Colibri, Casa Lâminas, Galeria Califórnia, mais de 20 artistas pra gente conhecer e conversar, na maior alegria.
_____
sobre Roteiro de Ateliês | Portas abertas
Idealizado por um grupo de artistas em abril de 2018, o Roteiro de Ateliês é um coletivo que promove o acesso à arte contemporânea e seus processos, a articulação em rede e a aproximação de novos públicos, criando caminhos para a arte.
O Mapeamento continuo de ateliês é realizado de forma colaborativa e independente, propiciando trocas e encontros que geram novas possibilidades para os artistas, para os visitantes e para o campo da arte.
O Portas Abertas é o principal evento, onde artistas de diferentes regiões da cidade abrem as portas de seus ateliês para compartilhar seu processo criativo, sua produção e seu espaço de trabalho.
A 4ª Edição do Evento acontece em Setembro e Outubro de 2022 e a programação completa você acessa aqui!
Informações
Período
03 e 04.09.2022
Quando
sábado e domingo
Horário
14h - 18h
Gratuito
Dúvidas? Mande um zap!
✆