_____
Propostas 2023: nos envie uma proposta de curso / oficina / debate etc!
formulário encerrado!
____
Queridas pessoas,
aqui no Marieta acreditamos que cultura é algo que se faz juntas, coletivamente: quanto mais gente, melhor! Um centro cultural é pra ser um lugar vivo, em constante transformação e aberto para todas as pessoas. Um lugar onde a comunidade pode encontrar espaço para compartilhar reflexões e conhecimentos, valorizando a pluralidade das culturas, das ideias e das visões de mundo que enriquecem a nossa sociedade.
Por isso, estamos abrindo o segundo processo de ocupação colaborativa da programação do Marieta, para acolher novas propostas de atividades e projetos, ampliando o alcance e o potencial de seu centro cultural de confiança.
> Que tipo de atividades é possível mandar?
Estamos buscando propostas de diferentes tipos: cursos, oficinas, seminários, palestras, debates, ocupações e ações socioculturais para realizar em paralelo à nossa programação regular.
As propostas podem ser virtuais, presenciais (estamos em São Paulo - SP) ou híbridas: Isso significa que podemos receber ideias de todos os cantos do mundo!
A princípio, podem ser:
-
atividades a pagamento (ou seja, com cobrança de ingresso e expectativa de remuneração),
-
atividades voluntárias (quer dizer, gratuitas e sem expectativa de remuneração),
-
ocupações dos espaços – físicos e virtuais – do Marieta para seus projetos pessoais ou coletivos, mas sem público (tipo reuniões, encontros, ensaios e coisas do tipo);
-
contrapartidas de editais (aquela ação que você prometeu no edital e agora precisa de espaço ou ferramentas para ser realizada, ou divulgada)
-
pesquisas (aquele projeto de estudo ou investigação que você quer levar adiante)
Mas, sabemos que nada sabemos e por isso deixamos aberta a possibilidade de mandarem outros tipos de propostas para avaliação.
As linguagens e temáticas também são abertas, porque o mundo é grande, a cultura infinita, e quem somos nós para limitar o gênio de vocês? Mas, vejam bem, temos algumas linhas de pesquisa que gostamos muito de trabalhar, então fica a dica: nossa programação é voltada, especialmente, para as artes visuais, curadoria, audiovisual, gestão cultural e o mundo das letras e das palavras.
Brainstorming rápido, pra ampliar um pouco o espectro temático com alguns exemplos, olha só:
-
artes visuais: pintura, desenho, escultura e todas as técnicas, mas também ampliando por exemplo para modelo vivo, desenho industrial, visitas de ateliês, encontros com artistas, etc;
-
audiovisual: gostamos muito de roteiro, mas interessa fotografia, direção, dublagem, locução, elétrica, edição, direitos autorais e também teorias do cinema, simpósios de realizadoras e etcetera;
-
curadoria: crítica, curadoria ativista, mediação e educativo, leituras de portfólio, montagem de exposições, mas também publicações, mapeamentos e afins;
-
gestão cultural: produção cultural, estudos de público, sociologia da cultura, ferramentas de gestão, políticas públicas e tudo mais;
-
mundo das letras: escrita criativa, literatura, jornalismo, bem como editoria, revistas, revisão, linguística, tradução, saraus, mediação de leitura, textos musicais, cordel, alfabetização de adultos, crítica literária e por aí vai;
> Até quando posso mandar minha proposta?
O formulário para mandar propostas fica aberto até 30/11/2022, mas não deixe para última hora!
> Como mando meu projeto?
Preenchendo o formulário online de cadastro de propostas. O formulário estará aberto por um tempo determinado, para que em seguida a equipe de produção possa avaliar as propostas e entrar em contato com as pessoas proponentes.
No formulário, pedimos:
-
sinopse breve da proposta
-
sugestão de formato (quantos encontros, de quantas horas, para quantas pessoas, etc)
-
sugestão de data e horário para realizar a proposta
-
descrição da(s) pessoa(s) envolvida(s) no projeto
-
para quem é destinado o projeto
-
alguns materiais complementares sobre a proposta, para que possamos entender melhor
este é o link para o formulário. aberto até 30/11/2022
> Como será feita a escolha das propostas?
O Marieta tem grandes sonhos e pequenos recursos, por isso não conseguimos abraçar todas as propostas que recebemos. Vamos avaliar as propostas buscando:
-
Criar uma programação coerente, com ações que se complementam e dialogam umas com as outras;
-
Valorizar o público que já temos, focado nos temas que citamos acima;
-
Diversificar os tipos de ações que organizamos, oferecendo formatos variados;
-
Ampliar a diversidade de corpos, conhecimentos e cosmovisões que atravessam o Marieta;
-
Manter o equilíbrio financeiro com propostas pé no chão, ou seja, que tenham viabilidade de realização;
> Como vai ser o acordo financeiro com o Marieta?
Estamos buscando projetos para realizar em parceria, portanto cada negociação será feita diretamente com a(s) pessoa(s) proponente(s), levando em consideração as necessidades próprias de cada projeto e a viabilidade orçamentária do Marieta. Geralmente, trabalhamos com divisão em porcentagem das receitas líquidas que recolhemos com as inscrições. Mas, em casos especiais, podemos buscar outras soluções de viabilização, em diálogo com as proponentes.
> Quando vou saber se minha proposta foi escolhida?
Vamos começar a revisar as propostas já em dezembro de 2022, mas estaremos em recesso de 14/12 até 14/01, porque produtor cultural também é gente. Em janeiro retomamos as atividades e vamos dar um retorno até final de fevereiro 2023 para todas as pessoas que mandaram propostas.
ATENÇÃO! Não mandamos email de confirmação do envio da proposta! Então, tira um print da tela depois de enviar seu formulário, pra ficar na paz.
Se ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente!
um abraço de todas nós, do Marieta
____
link para envio de propostas
encerrada!
_____
contato
Informações: contato@projetomarieta.com.br
Marieta
@projetomarieta
Informações da Chamada
Até quando posso enviar a proposta?
30.11.2022
Que tipo de atividade buscamos?
cursos, oficinas, seminários, debates, ocupações, palestras, ações socioculturais etc
Quando anunciaremos os resultados?
fim de fevereiro 2023
Inscrições
encerradas