GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CURADORIA

_________

sextas 10h - 12h30

processo seletivo aberto até 25.09

 

inscrições aqui

_________

Sobre o grupo

O Grupo de Curadoria do Marieta iniciou em Maio deste ano e segue agora para seu novo ciclo de encontros, que vai durar até o final de Outubro.

 

Para esta ocasião, estamos abrindo 5 vagas para novas pessoas! 

O grupo é coordenado por Giovanni Pirelli e se reúne virtualmente, através da plataforma Zoom, todas as sextas, entre 10h e 12h30.

Nós do Marieta entendemos "curadoria" de forma ampliada: a atribuição de significados para a produção cultural, pressupondo arranjos, aproximações, recortes, deslizamentos, confrontos, diálogos, dissonâncias entre objetos e procedimentos dispersos pelo campo social, mas que podem (e são) apreendidos como objeto de estudo e interesse pelos campos específicos e demarcados como artes plásticas, arquitetura, cinema, fotografia etc. Assim, a curadoria não é vista aqui apenas como organização de exposições, mas projetos curatoriais que envolvem discussões, edições, situações.

Neste segunda fase do grupo, os encontros serão divididos em duas partes:

1- Apresentação e discussão de projeto pessoal de uma das integrantes;

 

2- Investigação de práticas curatoriais latino-americanas, com foco na descentralização e descolonização da produção e mediação de conhecimentos contemporâneos.

Para realizar a investigação, em um primeiro momento serão analisados detalhadamente casos  exemplares de curadorias realizadas na América Latina. Intelectuais, artistas, curadoras e produtoras serão convidadas para debater com o grupo e contribuir assim para o aprofundamento das pautas investigadas. Por fim, o material recolhido será sistematizado pelo grupo e publicado virtualmente, aberto para consulta.

As pessoas interessadas em participar deverão realizar uma inscrição online (link abaixo) até o dia 25.09, preenchendo um breve formulário de intenções e contando um pouco sobre suas trajetórias e anseios.

Para se inscrever entre no link e preencha todos campos:

--> https://forms.gle/QbpP5NPYrVCSVpp69 <--

As inscrições servem para quem coordena entender o perfil, os interesses e os objetivos das pessoas que querem fazer parte do grupo, com o fim de garantir um ambiente heterogêneo e estimulante.

Daremos retorno para todas as pessoas candidatas até o dia 29.09.

 

Hoje o grupo conta com a participação de Célia Barros, Cristina Loya, Eder Ribeiro, Escola Bloco B, Gabriel Tavares, Gabriela Costa, Gabriela Braga Loreti, Gabriella Sá, Heloisa Vivanco, Julie Belfer, Larissa Souza, Liz Sandoval e Marina Frúgoli.

_______

Sobre o coordenador

Giovanni Pirelli (Milão, 1989) é gestor cultural e curador, sócio-diretor da empresa de consultoria cultural Cactus e diretor executivo do centro cultural Marieta. Italiano, frequentou cursos de Literatura Contemporânea da Universitá degli Studi di Milano e, entre 2012 e 2013, fundou e coordenou o Cubo, incubadora de artistas e projetos culturais, localizada no centro de Milão. Desde 2009 é conservador e promotor do acervo da obra da artista italiana Marinella Pirelli, sua avó. Espacializado em gestão cultural pelo Sesc-SP (2020), desde 2015 coordena as atividades do centro cultural Marieta, em São Paulo.

_______

Regras para fazer parte do grupo

* Não faltar mais de duas vezes sem justificativa, caso contrário, sua vaga será cedida para a próxima pessoa da lista de espera;


* O pagamento da taxa de R$80,00 por mês para manutenção do grupo;

* Assinar o termo de confidencialidade, que garante a tranquilidade para debater livremente sobre os projetos autorais das pessoas.

Serão reservadas bolsas integrais para isenção do pagamento da taxa de manutenção. Para pleitear a sua bolsa, preencha o formulário e selecione a opção “Quero uma bolsa!”

Os resultados do processo de seleção estarão disponíveis nas plataformas do Projeto Marieta no dia 29.09 e iniciaremos o grupo no dia 02.10!

_______

Dúvidas

contato@projetomarieta.com.br