GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CURADORIA

_________

sextas 10h - 12h30

_________

Sobre o grupo

Abrimos o processo de seleção relâmpago para receber as candidaturas das pessoas interessadas a participar do grupo com seus projetos, suas inquietações e seus sonhos.

O grupo se reúne desde Março, mas, como é de costume,  ao longo desse primeiro mês de reuniões algumas pessoas  precisaram sair do grupo por razões pessoais ou de trabalho e, por isso, estamos abrindo uma 2a chamada relâmpago para que novas pessoas entrem.

São bem-vindas pessoas de todas as idades, de todos os lugares e com todo tipo de formação; vamos selecionar até 6 pessoas para entrarem na turma, que vai se reunir até o começo de Julho!

O grupo se reúne às sextas de manhã, das 10h às 12h30, e tem como propósito discutir e aprofundar projetos pessoais em desenvolvimento e debater questões atuais sobre práticas de curadoria contemporânea, tendo como foco central os processos de descentralização e descolonização do conhecimento e das artes, sob a coordenação de Giovanni Pirelli, do Marieta.

Nós do Marieta entendemos "curadoria" de forma ampliada: a atribuição de significados para a produção cultural, pressupondo arranjos, aproximações, recortes, deslizamentos, confrontos, diálogos, dissonâncias entre objetos e procedimentos dispersos pelo campo social, mas que podem (e são) apreendidos como objeto de estudo e interesse pelos campos específicos e demarcados como artes plásticas, arquitetura, cinema, fotografia etc. Assim, a curadoria não é vista aqui apenas como organização de exposições, mas projetos curatoriais que envolvem discussões, edições, situações.

Para mandar a sua candidatura, acesse e preencha o formulário abaixo

clique aqui para o formulário! 

as inscrições estão abertas até as 18h30 do dia 10.05.

Vamos entrar em contato com as pessoas selecionadas na terça dia 11.05, para entrar no grupo já no dia 14.05!
 

_______

Sobre o coordenador

Giovanni Pirelli (Milão, 1989) é gestor cultural e curador, sócio-diretor da empresa de consultoria cultural Cactus e diretor executivo do centro cultural Marieta. Italiano, frequentou cursos de Literatura Contemporânea da Universitá degli Studi di Milano e, entre 2012 e 2013, fundou e coordenou o Cubo, incubadora de artistas e projetos culturais, localizada no centro de Milão. Desde 2009 é conservador e promotor do acervo da obra da artista italiana Marinella Pirelli, sua avó. Especializado em gestão cultural pelo Sesc-SP (2020), desde 2015 coordena as atividades do centro cultural Marieta, em São Paulo.

_______

Participantes

Amanda Alves Neves, 40, Belo Horizonte - MG

Cristina Gabriela Loya Cárdenas, 28, Sangolquí, Equador

Eder Ribeiro, 53, São Paulo - SP

Gislaine Cristina da Silva, 40, Jundiaí - SP

Heloisa Vivanco Pires, 36, São Paulo - SP

Liz da Costa Sandoval, 43, Brasília - DF

Manoele Scortegagna, 31, RS >> Berlim, Alemanha

Marcelo Oliveira Salles, 53, São Paulo - SP

Marina Frúgoli, 29, São Paulo - SP

Melina Mello Chagas Bomfim, 38, São Félix/Cachoeira - BA

Michaela Iwanow de Araujo, 25, São Paulo - SP

Nina Maria Jamra Tsukumo, 75, São Paulo - SP

Roberta Aleixo, 35, Rio de Janeiro - RJ

Thaylini Cristine Luz Belino Bonfin, 30, Curitiba - PR

_______

Regras para fazer parte do grupo

* Não faltar mais de duas vezes sem justificativa, caso contrário, sua vaga será cedida para a próxima pessoa da lista de espera;


* O pagamento da taxa de R$80,00 por mês para manutenção do grupo;

* Assinar o termo de confidencialidade, que garante a tranquilidade para debater livremente sobre os projetos autorais das pessoas.

Serão reservadas bolsas integrais para isenção do pagamento da taxa de manutenção. Para pleitear a sua bolsa, preencha o formulário e selecione a opção “Quero uma bolsa!”

Os resultados do processo de seleção estarão disponíveis nas plataformas do Projeto Marieta no dia 26.02 e iniciaremos o grupo no dia 05.03!

_______

Dúvidas

contato@projetomarieta.com.br