top of page

04 de julho a 10 de agosto

terças e quintas | 19h30 às 21h30

 

[aulas ao vivo, via plataforma online ZOOM]

_____

proposta

Tony, June, Paperboy, Marcel - a Concha e tantas outras: o universo das tramas audiovisuais está cada vez mais complexo e existe algo em comum aos grandes sucessos: personagens densas. 

Sejam pessoas, animais ou objetos, personagens com profundidade e bem caracterizadas são um dos aspectos mais fundamentais na criação de narrativas - do audiovisual, teatro ou literatura. 

Saber quem são e conhecer bem suas personagens é estar preparado para inseri-las na história com veracidade e desenvoltura, gerando empatia e atraindo a atenção de quem as acompanha.  

Assim como não há fórmulas prontas para a criação de boas narrativas, também não há para a criação de bons personagens. Mas conhecer as estruturas e mecanismos de sua construção é um passo sólido para driblar bloqueios criativos e armadilhas que as tornem superficiais. 

A proposta deste laboratório, ministrado pela roteirista Clarice Siqueira, é dar ferramentas para que seja possível criar boas personagens originais, além de saber analisar se – e de que forma – elas se encaixam na trama.  

Para isso, cada aula serve como um passo na jornada de desenvolvimento, se debruçando primeiramente sobre o que é a construção de uma personagem, para depois entender as funções e os diferentes tipos de personagem, passando por suas formas de pensar, tomar de decisões e agir em crises. Por fim, será apresentado como se constitui um arco de desenvolvimento para uma personagem e como amarrá-la ainda mais na história que você quer contar.

_____

formato e conteúdo  

12 encontros virtuais (2 horas cada, totalizando 24 horas) que combinam momentos expositivos, exercícios de criação e momentos de discussão coletiva.

 

A cada encontro, um exercício prático é sugerido. Sua realização é desejável, porém não é obrigatória para aquelas pessoas que estejam interessadas apenas na parte teórica do laboratório. 

 

Ao final do laboratório, as pessoas participantes receberão um certificado, emitido pelo Marieta. 

Será necessário um mínimo de 6 pessoas inscritas para o curso se viabilizar economicamente.

No Marieta todas as aulas virtuais acontecem ao vivo (aulas síncronas), com interação constante entre docentes e alunes. Para participantes que, por ventura, perderem um ou mais encontros as aulas ficarão gravadas e disponibilizadas online para serem assistidas em até 15 dias após o fim do curso.

 

Encontro 01: O que é uma personagem? Do que são feitas?

Conceitualizar os tipos de personagem, suas bases e definições. Discutir os processos de trabalho em uma personagem, bons disparadores e pontos de partida.

Perguntas dramáticas da aula:

1. O que é uma personagem?

2. O que move uma personagem? (Os tipos de personagem)

3. De onde surge uma personagem?

4. Qual o limite da nova vida?

Indicação de exercício: perfil de personagem. 

 

Encontro 02: Desejos e necessidades

Entender os mecanismos de movimentação da personagem, o que a move e como a articulação e organização dessas engrenagens pode fazer muita diferença, com diferentes resultados.

Perguntas dramáticas da aula:

1. Desejos

2. Necessidades

3. Omissão

4. Falta de autoconhecimento

Indicação de exercício: desejo x necessidade.

 

Encontro 03: Ações e tomadas de decisão

A coerência da personagem diante da progressão dramática. Como uma personagem efetivamente se move e o que a leva a fazer isso. Como manter a coerência em casos de transformações extremas. O arco de transformação.

Perguntas dramáticas da aula:

1. As ações

2. A tomada de decisão

3. Aquilo que se faz

4. Aquilo que se faz em situações extremas

5. Os caminhos que levam a uma ação

6. Os caminhos que levam a uma decisão

7. A transformação

Indicação de exercício: 25 ações de um personagem.  

 

Encontro 04: Os três sentidos de uma personagem 

Texto x subtexto. Mergulhar nos sentidos da personagem buscando entender de quais formas sua visão dos acontecimentos é diferente da do espectador e como isso pode levar a mal entendidos trágicos, cômicos ou até mesmo cenas cheias de carga emocional não dita, mas sentida.

Perguntas dramáticas da aula:

1. Aquilo que se diz

2. Aquilo que não se diz

3. Aquilo que se sente

4. Aquilo que se deixa de sentir

5. Aquilo que se percebe

6. Aquilo que não se percebe

Indicação de exercício: diálogo temático entre personagens. 

 

Encontro 05: Características exteriores de uma personagem

Conceitualizar a esfera exterior da personagem complexa, tocando cada ponta do triângulo que constitui o que ela mostra para o mundo.

Perguntas dramáticas da aula:

1. Social

2. Profissional

3. Privado

4. Exceções

Indicação de exercício: personagem + pontas do triângulo externo.

 

Encontro 6: Características interiores de uma personagem

Conceitualizar a esfera interior da personagem complexa, tocando cada ponta do triângulo que constitui o que ela esconde e reserva para seu universo interior.

Perguntas dramáticas da aula:

1. Emocional

2. Desejo

3. Unidade

Indicação de exercício: personagem + pontas do triângulo interno.

 

Encontro 7: Teoria do hexagrama e contradições

Como combinar as esferas interiores e exteriores de uma personagem? Será apresentado como as construções complexas apontam para personagens únicas, com dramas que tendem a ser relacionados com suas características essenciais.

Perguntas dramáticas da aula:

1. Exterior x interior

2. Contradições

3. Exterior > interior

4. Exterior < interior

5. Estudo de caso

Indicação de exercício: hexagrama de uma personagem complexa e suas

contradições.

 

Encontros 8 e 9: Mãos à obra  

A partir dos exercícios anteriores, busca-se trabalhar na construção de uma personagem complexa. Apresentação e análise coletiva das personagens para escrita de uma nova versão a partir dos retornos do grupo + estudo de caso de personagem complexo.

 

Encontro 10: Obstáculos e desafios - Personagem e trama

Entender como colocar o conteúdo de uma personagem inserido na trama. Quando o desejo vira objetivo e a necessidade vira obstáculo. Compreender os caminhos do objetivo e como a personagem afeta eles e eles afetam a personagem.

Perguntas dramáticas da aula:

1. Trama x personagem

2. Obstáculos

3. Desafios

4. Contorno

5. Superação

6. Derrota

Indicação de exercício: Filmes com objetivos em três hipóteses e uma exceção.

 

Encontros 11 e 12: Mãos à obra II

Construção de perfil de uma personagem e uma trama estruturante com arco de transformação. Apresentação e análise coletiva das personagens para escrita de uma nova versão a partir dos retornos do grupo + estudo de caso de personagem complexa.

Indicação de exercício: desenvolver uma das ideias que surgiram ao longo do  laboratório para criar uma logline e sinopse de um projeto.

_____

bibliografia de referência

  • ARISTÓTELES - Poética

  • MARQUEZ, Gabriel Garcia - Me Alugo para Sonhar

  • MAMET, David - Três Usos da Faca

  • PARAÍZO, Lucas - Palavra de Roteirista

  • BAKHTIN, Mikhail - Estética da Criação Verbal

  • CHION, Michel - O Roteiro Cinematográfico

  • CANDIDO, A. - A Personagens de Ficção

  • MACIEL, Luiz Carlos - O Poder do Clímax

  • SEGER, Linda - Como Criar Personagens Inesquecíveis

  • COMPARATO, Doc - Da Criação ao Roteiro

  • MCKEE, Robert - Diálogo

_____

quem ministra

Clarice Siqueira é formada na Universidade de Fortaleza, se dedica a estudar e pesquisar roteiro. Escreveu o longa de terror "O Homem no Teto'  e no desenvolvimento passou pelo Núcleo Primeira Versão e o Laboratório Cena 15, onde foi premiada com o Prêmio do Público de Pitching e o Prêmio Incubadora Paradiso. Trabalhou em duas salas de roteiro desenvolvendo uma série de dramédia e em um projeto transmídia de sci-fi. Além disso, roteirizou um projeto focado em diversidade para serviços de streaming.

_______

para quem 

O  laboratório é voltado para cineastas, roteiristas, dramaturgas, escritoras, performers e todas as pessoas interessadas em cinema, teatro e/ou literatura que busquem adquirir novas ferramentas para criar e desenvolver personagens e expandir sua criatividade. 

 

Não é necessário conhecimento prévio no tema.

 

_____

cronograma

04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de julho e 01, 03, 08 e 10 de agosto 

terças e quintas | 19h30 às 21h30

 

_____

investimento

Valor Ideal 
R$ 600,00*

 

Valor Reduzido
R$ 510,00* 

 

Valor Solidário

R$850,00*

 

*é possível parcelar o valor em até 4x no cartão de crédito, sem juros \o/

 

O  laboratório é realizado inteiramente de maneira auto-organizada, com recursos próprios e em colaboração. As receitas recolhidas com as inscrições cobrem os custos de manutenção das ferramentas digitais, o trabalho da equipe de produção, curadoria e palestrante. 

Acreditamos que a valorização da vida cultural da sociedade seja de responsabilidade de todas as pessoas, cada uma contribuindo segundo as suas possibilidades. 

A contribuição ideal corresponde ao valor cheio que consideramos adequado para participar e o valor reduzido é reservado para pessoas que querem contribuir para a realização dos encontros, mas não podem pagar o valor inteiro. O valor solidário é para quem sente que pode contribuir mais, cobrindo assim, além de sua inscrição, os custos de uma bolsa para quem não pode pagar.

Reservamos 20% das vagas do  laboratório para bolsistas. Na escolha das candidaturas, daremos prioridade para pessoas negras; indígenas; LGBTQIAP+; periféricas e/ou em situação de vulnerabilidade social. 

____

inscrições

Para participar do laboratório, faça sua inscrição neste link


 

[Precisa fazer um pagamento do exterior ou encontrou algum problema? Por favor, escreva para contato@projetomarieta.com.br]

_P_CarOss_SiteCabecalho_600x500_01.png

Informações do Curso

Período

de 04.07 a 10.08.2023

Quando

terças e quintas

Horário

19h30 às 21h30

Programa

12 dias

2h/encontro

Valor

R$ 600,00 ideal

R$ 510,00 reduzida
R$ 850,00 solidário 

Inscrições

faça sua inscrição aqui 

Pedidos de bolsas 

encerrados

Dúvidas? Mande um zap!

bottom of page