OficinaBibCom_Site_Cabeçalho_500x160.png

09, 16, 23, 30 de julho 2022

sábados | 10h às 11h30

[aulas ao vivo, via plataforma online ZOOM]

atividade gratuita

_____

sobre

Colocar uma biblioteca comunitária no mundo é um projeto lindo, quase heróico nos dias de hoje: quantas mais bibliotecas tiverem por aí, melhor! Porém, é um trabalho que precisa ser feito com carinho, atenção e conhecimento. Como separar e catalogar os livros? Como criar a nomenclatura certa pra não se perder? Como organizar e conservar o acervo da maneira correta? Como administrar o fluxo de empréstimos? 

Tudo isso merece cuidado e é sempre bom ter o auxílio de alguém que sabe o que está fazendo. Esse é o propósito que orienta essa oficina introdutória sobre a criação e manutenção de bibliotecas comunitárias, ministrada pela bibliotecária e gestora cultural Julia Santos.

A oficina faz parte do programa de reativação da biblioteca comunitária do Marieta, que vai ganhar nova vida graças à consultoria de Julia, mas, como sempre, não queremos guardar esse conhecimento só pra nós: queremos compartilhar com o mundo! Então, este é um convite à participação de todas as pessoas e os centros culturais que querem se envolver e interessar na manutenção de bibliotecas comunitárias, independente do lugares, do porte e dos estilos. 

Vem com a gente!

_____

programa e conteúdo

04 encontros virtuais (1h30 horas cada, totalizando 6 horas) que combinam momentos expositivos e de discussão coletiva.

Ao final do curso, as pessoas participantes receberão um certificado, emitido pelo Marieta. 

 

Encontro 01 - Pessoas / Espaço 

- Missão de existência

- Comunidade atendida e visitantes

- Mediadores, voluntáries, estagiáries

- Local

- Ambiente

- Conservação e preservação

- Acessibilidade

 

Encontro 02 - Materiais / Serviços

- Mesas, cadeiras, estantes

- Sistema

- Materiais de Escritório

- Carimbos

- Empréstimos

- Pesquisa local

- Outros

 

Encontro 03 -  Acervo I

- Pesquisa

- Seleção e aquisição

- Classificação

 

Encontro 04 - Acervo II

- Catalogação

- Preparo Físico

- Guarda e organização

No Marieta todas as aulas virtuais acontecem ao vivo (aulas síncronas), com interação constante entre docentes e alunes.

 

Para participantes que, por ventura, perderem um ou mais encontros as aulas ficarão gravadas e disponibilizadas online para poderem ser assistidas em até 10 dias após o fim do curso.

_____

quem ministra

Julia Santos  Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Formada no Curso Sesc de Gestão Cultural. Atuou como Conselheira do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca – PMLLLB de São Paulo representando a sociedade civil no segmento de Bibliotecas Comunitárias. Atua como bibliotecária, gestora cultural e mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves - EJAAC que integra a Rede LiteraSampa que faz parte da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias -  RNBC.

_______

para quem 

 

A oficina é voltada para quaisquer pessoas interessadas em literatura, livros, bibliotecas comunitárias, biblioteconomia, entre outros assuntos, que busquem adquirir novas ferramentas para desenvolver e organizar projetos próprios ou coletivos.

Não é necessário conhecimento prévio no tema. 

 

_____

investimento

Gratuito! \o/

____

inscrições

Para participar do curso, faça sua inscrição neste link

[Encontrou algum problema? Por favor, escreva para contato@projetomarieta.com.br]

 Informações do Curso

Período

de 09 a 30.07.2022

Quando

sábados

Horário

10h às 11h30

Programa

4 dias

1h30/encontro

Valor

gratuito

Inscrições aqui

Dúvidas? Mande um zap!