Cineclube Marieta: Olho de Vidro - a linguagem no documentário

07.02.2019

 

 

 

Mostra Olho de Vidro - linguagem no documentário
[curadoria de Paula Sacchetta]
______
às terças
gratuito
19h abertura
19h30 projeção
debate após a sessão
______
cerveja
$4 ou 3 por $10
(só aceitamos nota/moeda - temos troco)
+
pipoca grátis!
______
filmes

02.07
Nostalgia da Luz - dir. Patricio Guzmán, 90’ (2010)

No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.

16.07
The Act of Killing - dir. Joshua Oppenheimer, 166’ (2012)

Na Indonésia, são considerados como heróis os homens que comandaram o genocídio de milhões de pessoas no passado. Sem remorso nenhum sobre suas ações, eles foram convidados a reencenarem seus assassinatos para as câmeras, com os novos habitantes do vilarejo onde moram.

23.07
Grey Gardens - dir. Albert & David Maysels, 95’ (1975)

Edith Bouvier Beale, com quase 80 anos de idade, e sua filha divorciada Little Edie são primas de Jackie Kennedy. Elas costumavam viver no luxo da alta sociedade, mas 24 anos mais tarde, em grande dificuldade financeira, as duas passam os dias inteiros isoladas na mansão decadente Grey Gardens, cercadas por lixo, ratos e retratos da época de ouro. O documentário explora a relação de amor e ódio entre mãe e filha, presas à imagem que tinham no passado.

30.07
Edifício Master - dir. Eduardo Coutinho, 110’ (2002)

O cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
_____
A mostra "olho de vidro" acontece em paralelo ao curso homônimo ministrado por Paula Sacchetta às quintas feiras de Julho, de 04.07 à 25.07. Um mergulho na história e linguagem do documentário em quatro aulas. Dos clássicos e fundadores da linguagem, aos diretores mais contemporâneos, uma discussão também para além da forma, entrando no fazer documental: como se portar eticamente frente a personagens de carne e osso, como fazer entrevistas e como utilizar certos dispositivos?

mais informações e inscrições: https://bit.ly/2Q4XyI0

Please reload