GRUPO 2.0 DE ROTEIRO

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quintas | 18h30-21h00 | coord. Helena Guerra

*horário de Brasília

processo seletivo aberto até 20/02/2022

acesse aqui o formulário de inscrição

Dúvidas? Mande um zap!

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sobre o grupo

Abrimos o processo de seleção para a primeira turma do Grupo 2.0 de Desenvolvimento de Roteiro do Marieta, que se reunirá por oito meses a partir do dia 10 de março!

 

Para se qualificar para o Grupo 2.0, a pessoa candidata precisa ter participado de ao menos um semestre do Grupo Base de Desenvolvimento de Roteiro.

No Grupo Base, as participantes tiveram a oportunidade de discutir e aprofundar seus projetos pessoais, desenvolvendo um sólido Mapa de Apresentação e entendendo os caminhos a se seguir no processo de criação. No Grupo 2.0 o objetivo é refinar a história, com foco no desenvolvimento das personagens, no aprimoramento da estrutura e na definição da escaleta, até chegar na escrita completa do roteiro de longa metragem ou de piloto de série.

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estrutura

O Grupo 2.0 se articula ao longo de 8 meses de trabalho, divididos em dois blocos separados por um intervalo de um mês. 

A partir da análise do Mapa de Apresentação, o primeiro bloco é destinado ao amadurecimento da estrutura da história, dedicando grande atenção à construção das personagens principais e secundárias e à redação da escaleta, apurando minuciosamente o arco narrativo. 

O segundo bloco de trabalho parte da leitura crítica da terceira versão da escaleta, para passar finalmente à escrita do roteiro. Ao longo dos quatro meses seguintes, as pessoas participantes deverão evoluir na redação do roteiro final de maneira progressiva. A entrega ocorrerá por terços sequenciais de história, em três entregas consecutivas que serão lidas e comentadas pelas colegas. 

Ao término dos dois blocos, cada participante terá desenvolvido a escrita completa do roteiro de longa metragem ou de piloto de série, acompanhado de arco dramático da primeira temporada com argumento de cada episódio. 

Além do processo de desenvolvimento de seu próprio roteiro, cada participante será também responsável pela tutoria de alguns dos trabalhos das colegas, formando um círculo virtuoso de aprendizado recíproco, nos moldes do Grupo Base. 

No entanto, considerando o volume de escrita e de leitura exigidos, o Grupo 2.0 será dividido em sub-grupos menores, chamados "bandos", com 6 participantes cada.

Os "bandos" por sua vez, são divididos em duas "turmas" de leitura e crítica: cada participante será responsável, no primeiro semestre, pela escrita de seu projeto + tutoria de 3 projetos e, no segundo semestre, pela escrita de seu projeto + tutoria de 2 projetos.

Aqui o esquema de divisão resumido:

Para aliviar a carga de trabalho e tornar viável a divisão entre escrita e leitura, os encontros semanais serão de dois tipos, intercalados entre si: 

  1. reuniões plenárias em que o Grupo se encontrará para trocar coletivamente, levantando pontos de discussão e aprofundamento teórico, ou para resolver dúvidas e anseios de escrita;

  2. turmas divididas, em que os "bandos" de 6 pessoas irão se encontrar em salas separadas, para que cada turma possa discutir em profundidade os projetos no mesmo esquema de troca e diálogo que conhecemos bem nos Grupos Base.

Neste link é possível consultar o calendário completo do Grupo 2.0, com as etapas de escrita, leitura e entrega de materiais.

Aqui um extrato:

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quem pode participar

Apenas pessoas que já fizeram pelo menos um semestre do Grupo Base de desenvolvimento de roteiro são elegíveis para participar do Grupo 2.0.

 

Dito isso, são bem-vindas pessoas de todas as idades, de todos os lugares e com todo tipo de formação, engajadas na prática da escrita para audiovisual!

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como participar

As pessoas interessadas em participar deverão mandar suas candidaturas online (link abaixo) até o fim do dia 20/02/2022, preenchendo um breve formulário onde deverá anexar seu mapa de apresentação reelaborado a partir das melhorias feitas após os encontros do Grupo Base.

Para se inscrever entre no link e preencha todos campos:

acesse aqui o formulário

 

as inscrições fecham em 20/02/2022

Daremos retorno para todas as pessoas candidatas até o dia 02/03/2022. O Grupo começa dia 10/03/2022

Ao fim do ano será concedido um certificado de participação assinado pela organização do projeto, com detalhamento de carga horária e participantes.​

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sobre a coordenadora

Helena Guerra é roteirista, diretora e artista visual formada em cinema pela FAAP, 2012. Fundadora e co-diretora do espaço cultural Marieta (2015), que se situa no centro de São Paulo, e, diretora, roteirista e produtora executiva, da Irmãos Guerra Filmes (2012). É curadora do cineclube Marieta, projeto semanal do espaço cultural e coordenadora do Grupo de Desenvolvimento de Roteiro do Marieta, que nasceu em 2019. Em 2021 foi curadora do 7º Cabíria, festival de roteiro que incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras. No mesmo ano participou do Júri especializado na categoria de curta metragens do 25º FAM - Festival de Florianópolis Audiovisual Mercosul. Ainda em 2021, ganhou o Prêmio Estímulo para filmar seu próximo curta-metragem "Os muitos mundos de Piero Maria". Em 2020 ganhou um prêmio da Secretaria de Cultura de São Paulo para desenvolver seu primeiro longa-metragem. Em 2019 participou da residência "Sonido del Verano" produzindo o curta "Para quando formos humanos" sob tutoria da diretora argentina Lucrecia Martel em Barcelona. Em 2017 seu roteiro “Sobre a cor do céu sem nuvens” foi contemplado e produzido pelo edital de Apoio ao Curta MINC. Em 2015 foi curadora e produtora executiva do projeto internacional Ponte, que reuniu músicos e vídeo artistas de diversos países. É diretora de curtas estudantis e videoclipes premiados nacional e internacionalmente e é autora de vídeos para as exposições Brazil Contemporary (NAi, Roterdã, 2009), Atualidades arquitetônicas (Centre Pompidou, Paris, 2011) e Arquitetura brasileira: viver na floresta (Tomie Ohtake, SP, 2011).

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contribuições e bolsas

O processo seletivo é completamente gratuito. Só será exigido o pagamento após a aprovação da candidatura.

As receitas recolhidas com as inscrições cobrem os custos de manutenção das ferramentas digitais, o trabalho da coordenação e contribuem para o fortalecimento do programa de bolsas do projeto Marieta.

Acreditamos que a valorização da vida cultural da sociedade seja de responsabilidade de todas as pessoas, cada uma contribuindo segundo as suas possibilidades.

valor ideal

R$ 960,00 ou
até 8x de R$120,00 no cartão

 

valor reduzido

R$ 720,00 ou
até 8x de R$ 90,00 no cartão

 

A contribuição ideal corresponde ao valor cheio que consideramos adequado para participar. 

 

O valor reduzido é reservado para estudantes e professores da rede pública, e para todas as pessoas que querem contribuir para a realização dos encontros, mas não podem pagar o valor ideal. 

 

Reservamos 20% das vagas do grupo para bolsistas, e na escolha das candidaturas, daremos prioridade para pessoas negras; indígenas; LGBTQIA+; periféricas; em situação de vulnerabilidade social. 

 

No formulário de inscrição, temos uma seção reservada para quem quiser pleitear uma bolsa.

Encerrado o processo seletivo, o link para pagamento da contribuição será encaminhado apenas para as pessoas selecionadas, para finalizar a inscrição. 

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arrependimento e cancelamento da participação

Em até 7 dias de antecedência em relação ao primeiro encontro, você receberá reembolso integral do pagamento já efetuado.

Entre 7 dias e 48 horas antes do início do grupo, o reembolso será de 50% do valor pago.

A partir das últimas 48 (quarenta e oito) horas que antecedem o início do grupo não haverá restituição de valores.
 

Lembramos que as vagas são limitadas e a eventual desistência de última hora dificultará a oferta da vaga para novas participantes. ​

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dúvidas

contato@projetomarieta.com.br

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