top of page
banner web 500x160-01.jpg

exposição fotográfica 

de 02.03 a 06.04.2024

horário de visitação: quarta a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, das 10h às 14h*

Marieta Rocha – rua Rocha 274, Bixiga, São Paulo – SP

entrada e atividades gratuitas

*exceto último sábado do mês (30.03)

De 2 de março até 6 de abril, o Marieta recebe a exposição de fotos "Melancolia: verdade é um nada que parece ser", da artista Anauene. A mostra discute diferentes concepções acerca da subjetividade e do corpo feminino, analisando, em particular, as percepções da própria artista sobre seu corpo nos anos em que posou como modelo vivo para si mesma e para colegas.

As imagens expostas no ambiente do Marieta, apresentam a busca da artista, em seu processo de criação, pelo estudo da construção do corpo feminino e da representação da subjetividade da mulher.

Durante o período de visitação, a exposição conta com uma série de ativações, como sessões de modelo vivo, performances e rodas de conversa protagonizadas por mulheres, sempre aos sábados pela manhã.

Confira a programação*:

*sujeita a alterações.

02.03 - vernissage de abertura com Sessão de Modelo Vivo e performance

das 10h às 14h

10h - abertura da casa

10h30 às 11h30 - sessão especial de Modelo Vivo, com Anauene. Inscrições aqui!

12h - performance "Grito de Mulher", com Ester Laccava

09.03 - roda de conversa

das 11h às 13h, com

•⁠ ⁠Niltes Lopes (pedagoga e diretora de responsabilidade social), Aurora Seles (jornalista e pesquisadora) e Bárbara Freitas (advogada), sambistas, artistas e mobilizadoras da comunidade Bixiga

•⁠ ⁠Iyalorisà Agan, Sacerdotisa Yorubá Nadia

•⁠ ⁠Anauene Soares e Ananda Marques, apresentação do Coletivo Sirena.

16.03 - roda de conversa

das 11h às 13h, com
•⁠ ⁠Erika Muniz, Maestrina do coro infantil da OSESP;
•⁠ ⁠Jacque Carlini, cantora de Blues.

​23.03 - roda de conversa

das 10h às 12h, com
•⁠ ⁠Helena Guerra, cineasta, sobre seu filme “O Monstro”. 

Mais informações aqui!
 


29 e 30.03 - Marieta Rocha fechado!



​06.04 - Sessão de Modelo Vivo + Performance  

 Inscrições aqui!
 

  • 11h às 12h - sessão de desenho com performance, com a artista Louise Helene;

  • 12h - 13h - sessão dupla de Modelo Vivo com as artistas Anauene Soares e Talita Mioto

_____

Sobre a artista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anauene - artista, fotógrafa, gravurista, começou a pintar quando ainda era criança e essa aptidão a conduziu para a formação em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP). Faz pintura, hoje, em fotografia, gravura em metal e fotogravura, estudando o negro em suas nuances cromáticas. Aborda discussões acerca das transformações da representação do corpo da mulher e suas visões de luta por uma autenticidade feminina. Depois, enveredou no Direito, com atuação voltada à proteção do patrimônio cultural, sempre atuando no setor cultural. Foi consultora da UNESCO para o Ministério da Cultura sobre o combate ao tráfico ilícito de bens culturais. Também atuou junto ao Conselho Internacional de Museus (ICOM) como coordenadora técnica da Red List brasileira. Coordenadora Cultural do Institutto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult). Doutoranda em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UNB), Anauene segue como advogada em Direitos Culturais, perita de obras de arte e artista . Autora do livro Direito Internacional do Patrimônio Cultural: o tráfico ilícito de bens culturais, publicado em português pela editora Letramento e em inglês pela Tirant Lo Blanch, em 2023. Em parceria com a cientista política e pesquisadora, Ananda Marques, iniciou em 2023 o Coletivo Sirena.

 

Anauene.jpg
bottom of page