Lançamento de publicação do HIPOCAMPO
+ Palestra com Camila Romano: “Manutenção do HIPOCAMPO: a preservação da produção artística contemporânea independente”
22 de julho, sexta-feira
18h - 21h
presencial
Entrada gratuita
Capacidade: 40 pessoas
_____
sobre
Lançamento da primeira publicação impressa do HIPOCAMPO, que traz 21 trabalhos de 12 artistas, selecionados de seu acervo por Jurandy Valença e Maíra Endo. Dentre os artistas estão Denilson Baniwa (Niterói), Irma Brown (Recife), Jeisiekê de Lundu (Salvador), Lucas Bambozzi (São Paulo), Ricardo Basbaum (Rio de Janeiro) e Waléria Américo (Fortaleza). O projeto gráfico é da artista e designer baseada hoje em Berlim, Daniela Brilhante.
Na ocasião do lançamento da publicação acontece também a palestra “Manutenção do HIPOCAMPO: a preservação da produção artística contemporânea independente”, apresentada por Camila Romano, museóloga coordenadora da Coleção de Arte da Cidade, abrigada pelo Centro Cultural São Paulo, e responsável pela recente formalização e catalogação do acervo HIPOCAMPO.
Durante a palestra, Camila fala sobre a importância da preservação da produção artística contemporânea independente que, justamente por atuar à margem do circuito oficial e legitimador das artes, corre grande risco de não ser salvaguardada.
Serão abordadas também as dificuldades de preservação de acervos de natureza digital dada sua efemeridade e a obsolescência tecnológica. Por fim, Camila conta como foi realizado o trabalho museológico com o acervo HIPOCAMPO.
Tanto a produção da publicação impressa quanto a manutenção do acervo foram viabilizadas através de projeto contemplado no edital ProAC Expresso Direto n.40/2021.
_____
sobre o Hipocampo
O HIPOCAMPO não é um espaço de arte independente convencional porque não existe fisicamente. Criado anos antes da pandemia do Covid-19, em 2016, é um espaço virtual e multidisciplinar voltado para a construção de uma acervo público digital e da sua difusão através de mostras permanentes, lançadas duas vezes ao ano e exibidas em seu website (hipocampo.art.br). Idealizado e organizado por Maíra Endo, o HIPOCAMPO está sediado em Campinas, São Paulo.
Hoje o acervo HIPOCAMPO é formado por cerca de 270 peças, entre textos e vídeos em diversos formatos, áudios, desenhos, ilustrações, fotografias, livros de artista e publicações, de mais de 40 colaboradores de diferentes áreas artísticas, atuações e localidades. Dentre os colaboradores estão Alvaro Seixas (RJ), Ana Luisa Lima (Recife/PE), Claudia Rodriguez Ponga Linares (Madrid/Espanha), Desali (BH), Divino Sobral (Goiânia/GO), Jurandy Valença (SP), Larissa Ibúmi Moreira (São João Del Rei/MG), Marco Paulo Rolla (BH), Paula Borghi (SP), Ricardo Basbaum (RJ) e Sofia Bauchwitz (Natal/RN). Um arquivo vivo, o acervo do HIPOCAMPO está em constante expansão: a cada mostra novas peças são incluídas e novos colaboradores são recebidos.
____
reservas antecipadas
A sala está sujeita a lotação, por isso sugerimos que você reserve sua vaga, para não correr o risco de chegar e não achar lugar!
Basta fazer a sua reserva aqui.
______
cuidados
Ainda estamos em pandemia: no espaço temos distribuidores de álcool em gel e é obrigatório o uso de máscaras.
Informações
Data
de 22.07
Quando
sexta
Horário
18h às 21h
Programa
Lançamento + palestra
Gratuito
Dúvidas? Mande um zap!