
TEMPORADA 2025
MAIO
com Joedson Kelvin e Renata Fortes
"Vermelho de Bolinhas"
27/05 - ter, das 19h às 22h
Gratuito, inscrições aqui
Vagas limitadas
VERMELHO DE BOLINHAS, 2025
Direção: Joedson Kelvin e Renata Fortes
curta-metragem documental
VERMELHO DE BOLINHAS aborda aspectos de complexidade em torno da construção da imagem de Benigna Cardoso, jovem sertaneja que, aos 13 anos, foi vítima de feminicídio no interior do Ceará em 1941.
Diante da falta de quaisquer registro fotográfico original da menina, o filme propõe atravessamentos nas fronteiras entre o visível e o imaginado, entre o real e o especulado, numa jornada de reconstrução através de relatos orais e documentos históricos. Essa busca concebe e disputa a representação imagética da “Heroína da Castidade”.
Sobre os diretores
JOEDSON KELVIN
Artista, pesquisador e comunicador social, graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual. Entusiasta criativo das imagens, tem concentrado suas produções artísticas e de pesquisa em temas como memória, imaginação, identidade e território.
RENATA FORTES
Nordestina. No Cinema, transita entre palavras e imagens como Roteirista, Diretora e Diretora de Fotografia. Formada pelo curso de Realização Audiovisual da Escola Pública da Vila das Artes (CE), EICTV (Cuba) e Ateliê Bucareste (SP). Possui ainda experiência com orientação e seleção de projetos/roteiros, além de curadoria para Mostras e Festivais.
Como educadora tem idealizado, desenvolvido e participado de projetos de ensino de Cinema, com contribuições em projetos nacionais, escolas públicas de Audiovisual e instituições culturais, festivais e projetos de formação técnica profissional na área.
Membra APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e DAFB (Coletivo de Mulheres Pessoas Transgênero do Depart. de Fotografia do Brasil).
ABRIL
com Esaú Barbosa
"O medo tá foda"
curta-metragem de animação
TEMPORADA 2024
NOVEMBRO
com Caio Guerra, roteirista e diretor
"Os Defensores de Típota"
curta metragem, 14 min, infanto-juvenil, 2024
OUTUBRO
com Vic Negreiros, roteirista e diretora
"Como respirar fora d'água"
curta metragem, 16 min, drama, 2021
JULHO
com Helena Guerra, roteirista e diretora
"Os muitos mundos de Piero Maria"
curta metragem, 17 min, infanto-juvenil, 2023
.jpg)
_____
PROPOSTA
Encontros para aprender e aperfeiçoar processos de direção de curta metragem, compartilhando o passo a passo de concepção e realização, da ideia até a entrega final.
Todos os encontros são apresentados pelas pessoas responsáveis pela direção do curta-metragem, buscando percorrer todo seu processo de feitura: partindo da pesquisa e passando pelo argumento, roteirização, storyboard, filmagem e finalização.
Com curadoria e organização de Helena Guerra, "Diário de Direção" é um momento para dialogar sobre a prática cinematográfica e seus caminhos tortos. Ainda que cada processo seja íntimo, refletir sobre percursos possíveis estimula o amadurecimento do próprio fazer e incentiva a troca de recursos, tecnologias e soluções para novas realizações.
Os encontros são abertos para a comunidade criativa do campo audiovisual, resultando em um momento de aprendizado igualmente frutífero para estudantes e cineastas experientes e iniciantes.
_______
para quem
A palestra é voltada para cineastas, roteiristas, dramaturgas, videomarkers e todas as pessoas interessadas em cinema e audiovisual que busquem expandir seu repertório e conhecer ferramentas para desenvolver seus projetos. Não é necessário conhecimento prévio no tema.
_____
investimento
Gratuito! \o/
_____
[Encontrou algum problema? Por favor, escreva para contato@projetomarieta.com.br]