Curso: O que fazer depois da ideia? - organização Mariana Brasil

02.21.2019

 

O que fazer depois da ideia?
os primeiros passos para viabilizar seu projeto audiovisual

com
Mariana Brasil
Júlia Priolli
Raquel Lemos
_____
20 e 21.02 (quarta e quinta)
19h-22h

inscrições no site: https://bit.ly/2MGKPd1
dúvidas: contato@projetomarieta.com.br
_____

Todo autor sabe da dificuldade e da complexidade de se elaborar um projeto audiovisual. Muito esforço é dedicado na criação conceitual de uma obra, mas uma vez que a ideia finalmente está desenvolvida, depois de tanto trabalho, como tirar ela do papel? O curso visa esclarecer os mecanismos que regram as relações entre autor e produtor no mercado audiovisual.

As aulas serão conduzidas por Mariana Brasil, produtora, Júlia Priolli, roteirista, e Raquel Lemos, advogada, e abordará aspectos fundamentais quanto ao funcionamento do mercado brasileiro de obras audiovisuais.

Os exemplos apresentados se concentrarão principalmente na produção de obras seriadas, mas este conhecimento vale para todos os tipos de obras audiovisual.

A partir de noções básicas de direito autoral serão discutidas formas de relação e negociação para realizar seu projeto, seja diretamente com uma produtora, seja com um player ou ainda em uma coprodução.

O curso não tem como objetivo indicar linhas de elaboração do ponto de vista criativo, mas concentrar-se nos aspectos práticos e objetivos do funcionamento do mercado.

______
Índice sintético dos temas abordados:

o Quem é o autor do projeto no mercado de séries
o Noções de direitos autorais e registros
o A relação entre autor, roteiristas, direção, a produtora e um canal/player
o O que assumimos quando fazemos uma co produção
o Como negociar os direitos e receitas do seu projeto
o Modelos de negociações


A apresentação será disponibilizada em formato .PDF após o final do curso.

______
Público alvo

Profissionais que já atuam no setor e desejam aprimorar seus conhecimentos ou já atuam no setor mas desconhecem este mercado. Autores, diretores, roteiristas e produtores.

Datas e carga horária
2 encontros de 3h – 6h totais

20 e 21.02 (quarta e quinta)
19h-22h

Investimento

R$ 300,00 (aula presencial)

Lotação da sala: 40 pessoas

[para pessoas interessadas não residentes em São Paulo, ou com mobilidade reduzida, estão à disposição vagas para participação virtual por serviço de streaming. Entrar em contato para mais informações]

______
Palestrantes

Raquel Lemos

Advogada pós-graduada em Direito Civil (2009) e Direito Digital e das Telecomunicações (2011) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Atuação em Propriedade Intelectual e novos negócios, dedicada à assessoria de projetos nacionais e internacionais.

Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural, empresas voltadas ao acompanhamento do Produtor Executivo em projetos de entretenimento. Atualmente, é docente titular nos cursos de pós-graduação em Produção Audiovisual - Projeto e Negócio da FAAP e foi docente dos cursos de pós-graduação em Animação, Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Roteiro de Ficção Audiovisual e Design - Branding: estratégias de marcas.


Júlia Priolli

Roteirista de televisão com especialização em Columbia University (NY), Júlia é gerente de conteúdo original no Canal FOX, responsável pela supervisão de roteiro das séries Impuros, #Me Chama de Bruna e 1 Contra Todos, indicada ao Emmy Internacional. É consultora dos Laboratórios de Desenvolvimento de Projeto de Séries do Prodav 04, organizados pela Klaxon Cultura Audiovisual para ANCINE. Como consultora, atua também no prêmio Netlab TV. Como roteirista, trabalhou nas produtoras o2, Bossa Nova e Primo Filmes e escreveu roteiros das séries Lili a Ex, Tempero Secreto e De Perto Ninguém é Normal, Monstrolandia e Amigo de Aluguel. Finalista do prêmio Netlab TV em 2014, com a comédia política O Filho da Pátria. Julia atua na formação do mercado audiovisual, como professora de roteiro no Centro Cultural Barco e na Escola Roteiraria

Mariana Brasil

Há 24 anos no mercado de produção independente, sendo que há 12 atua na área de produções para TV, tanto em produtoras como em um canal com participação em mais de 70 obras produzidas para TV. Criou em 2012 a empresa mari brasil que ministra cursos na área de produção executiva com foco em desenvolvimento de projetos para TV. Atendeu mais de 1000 alunos e produtores independentes em todo o Brasil.

Trabalha com diversas instituições, entre elas: Centro Cultural Barco em SP, Ancine, AIC, Instituto Itau Cultural SP, ABPITV, APRO/Sebrae, Instituto Icuman em Goiania, FAAP – Pós graduação RTV, Faculdade de Comunicação de Salto – Itu, Porto Digital/Porto Mídia – PE, Instituto Cultural Dragão do Mar – CE, Festival de Cinema do RJ, Festival de Cinema de BH, Fundação Roquete Pinto, Fundaj – PE entre outros.

Em 2017 criou com mais 3 produtoras um coletivo de executivas chamado c/as4atro, onde juntas administram as consultorias e vários cursos para o setor. Saiba mais www.as4atro.com.br
 

Please reload