le paysage intérieur - mesa de terça

03.22.2016

 

filmado entre 2007 e 2010, le paysage intérieur segue passo a passo a grande aventura coletiva que foi a construção do edifício da epfl rolex learning center, a "biblioteca do futuro." as colinas e vales artificiais idealizados em lausanne, no planalto suíço, partiram dos arquitetos japoneses kazuyo sejima e ryue nishizawa sanaa, resultado de um dos concursos mais concorridos da virada do século.

 

rem koolhaas oma, diller & scofidio + renfro, herzog & de meuron, zaha hadid, mecanoo e jean nouvel, estiveram entre os 12 escritórios selecionados por um júri criterioso, para submeterem propostas, notoriamente ambiciosas.

 

pela primeira vez exibido em são paulo, este documentário apresenta material raro sobre o diário de bordo da construção de edifícios emblemáticos. assisti-lo pode trazer esclarecimentos, e ainda mais questionamentos sobre a arquitetura contemporânea; sobre barreiras e transposições geográficas; sobre motivações e interlocuções culturais; sobre limites de todas as ordens. sobre colaborações humanas laboriosas.

 

o filme, certamente, ajuda a desestigmatizar a arquitetura-imagem, dos objetos perfeitos e figurados das publicações. não que estes venham a se tornar menos perfeitos após a exibição, mas a partir dela, o espectador poderá formular sua própria revisão crítica sobre o que até o momento lhe foi reportado sob julgamento de outros. após a exibição, e de acordo com o humor da audiência, propomos um bate-papo descontraído sobre o conteúdo assistido.

felipe ss rodrigues

le paysage intérieur
a paisagem interior (83 min)

um documentário de pierre maillard
cab productions e rts radio télévision suisse, 2010
idioma francês 
legenda inglês

 

 

Please reload